A Google removeu três aplicações de encontros da Play Store após alertas da Federal Trade Commission (FTC) de que permitiam o registo e participação de crianças. Por sua vez, a Apple procedeu também à remoção destas mesmas aplicações da App Store. As três concorrentes do Tinder permitiam o registo de utilizadores a partir dos 12 anos.
O mais preocupante é como estas aplicações foram permitidas na Play Store e App Store. Os riscos para menores de idade são extremamente graves para que pudessem ser ignorados. As três aplicações (Meet24, FastMeet e Meet4U) são pertencentes à Wildec LLC, empresa sediada na Ucrânia. De acordo com o aviso da FTC, todas as Apps recolhiam dados sobre data de nascimento, email, fotografias e localização em tempo real.
Estas aplicação deveria estar apenas acessível a 'maiores de 18'
É feita referência ao facto de que as políticas de privacidade das aplicações proibia o registo de utilizadores com menos de 13 anos, mas nenhuma delas bloqueava ativamente estes registos. No entanto, é difícil de perceber o porquê destas aplicações serem disponibilizadas para utilizadores com menos de 18 anos.
Ainda mais grave do que o facto de permitir o registo de utilizadores menores de idade, é que não impede que sejam contactados por outros utilizadores. Desta forma, acaba por facilitar a ação de possíveis utilizadores (maiores de 18) que tenham más intenções perante estas crianças.
De acordo com a FTC, é possível que após receberem algumas alterações, as três aplicações venham a surgir novamente na Play Store e App Store. No entanto, realçam o facto de que estarão apenas disponíveis "para adultos". Ou seja, será de esperar que o seu acesso seja restrito para utilizadores que tenham 18+ anos.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook estende fact-checking ao Instagram para atacar fake news
- Google Play Store: 10 Jogos Premium que estão temporariamente grátis!
- Aprende a recuperar os contactos do teu telemóvel Android ou iOS