Google reforça regras de privacidade nas extensões do Chrome

Bruno Coelho
Comentar

O Projeto Strobe da Google tem como objetivo rever completamente a forma como os desenvolvedores terceiros acedem aos dados dos seus utilizadores. A empresa anunciou em maio que iria fazer uma análise às extensões do Chrome, e afirma agora que as novas regras entrarão em prática a partir de outubro.

As novas políticas incluem um acesso ao "mínimo de dados possível” para todas as extensões. Além disso, vai passar a ser requerido a mais extensões que publiquem as suas políticas de privacidade, principalmente as que mexem com comunicações pessoais.

O que vai mudar nas Políticas de Privacidade

  • A Google está a pedir aos desenvolvedores das extensões para requererem apenas o mínimo de dados possível. Isto já foi encorajado anteriormente, mas é agora obrigatório para todas as extensões;
  • Mais extensões terão de publicar políticas de privacidade, incluindo extensões que lidam com comunicações pessoais e conteúdo fornecido pelo utilizador (VPNs, por exemplo). Extensões que lidavam com dados pessoas e sensíveis já tinham esta imposição, sendo agora estendida.

As extensões terão de continuar a ser transparentes em como lidam com os dados dos utilizadores. Deve ser divulgado o que recolhem, como usam e se/como compartilham esses mesmo dados.

Novas regras entram em ação a 15 de outubro

Estas mudanças já estão disponíveis na política de dados atualizada, e terão efeito a partir de 15 de outubro de 2019. A Google sugere aos desenvolvedores que sigam as novas linhas mestras, já que a partir da data referida as extensões que violem estas atualizações serão removidas ou rejeitadas da Web Store.

É bom ver a Google a querer limitar as extensões que pedem mais do que é necessário. No entanto, teremos de esperar para ver se estas novas regras serão aplicadas preto no branco como são agora anunciadas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.