Google irá modificar o desbloqueio por reconhecimento de voz no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Dependendo do smartphone Android que possuas, as formas de desbloqueio poderão variar. A mais popular é pelo reconhecimento da tua impressão digital, mas há muito mais no mercado. Agora a Google irá descontinuar uma das suas formas de autenticação.

Se possuis um smartphone com Google Assistant integrada, então certamente já te deparaste com o desbloqueio por reconhecimento de voz. Afim de a assistente funcionar perfeitamente, ela terá de reconhecer os teus padrões vocais.

Vê ainda: Android Oreo continua a crescer, mas ainda sem sínal do Android Pie

Aproveitando essa colheita de informação, a norte-americana incluiu ainda no Android o desbloqueio por reconhecimento de voz. De uma forma bastante simples, aquilo que a mesma faz é a autenticação do utilizador pelos seus padrões de voz.

Desse modo, será possível proceder com qualquer comando enviado à Google Assistant sem que tenhas de introduzir qualquer outro método de desbloqueio. Tudo seria feito de forma automática, sem a necessidade sequer de pegares do teu smartphone Android.

Google está olhar com mais atenção para a segurança no Android

No entanto, este tipo de autenticação não é dos mais seguros que existe. Aliás, a própria Google faz menção a isso mesmo quando ativas o reconhecimento de voz. Alguém com um padrão de voz semelhante ao teu poderá ter acesso imediato ao teu Android.

Com isto em mente, a Google irá mudar a forma como o reconhecimento de voz se comporta no Android. O primeiro vislumbre deste futuro já pode ser encontrado nos novos Google Pixel 3.

Assim sendo, a partir de agora, o reconhecimento por voz apenas te mostrará algumas informações. Apenas dados como o teu email. calendário ou contactos passarão a ser mostrados. Tudo o resto irá requer uma password, impressão digital ou outro método.

Como já referi, esta medida encontra-se apenas disponível nos Pixel 3. No entanto, o pessoal do 9to5 Google está em condições de avançar que os restantes smartphones Android terão o mesmo tratamento.

Ainda não será na versão 8.39 da aplicação Google que esta medida surtirá efeito. Tal deverá acontecer numa futura versão a ser disponibilizada em breve.

Editores 4gnews recomendam:

Qualcomm diz que Apple tem dívidas acima dos 6 mil milhões de euros

Lenovo Z5 Pro promete muito mais que o Xiaomi Mi Mix 3

Google Pixel: Nova funcionalidade vai transformar a forma como fotografas

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.