Google quer que ganhes recompensas ao veres publicidades nas Apps

Filipe Alves

A Google disse aos desenvolvedores para começar a oferecer recompensas aos utilizadores para lhes mostrar aplicações. Ou seja, em vez de veres publicidade "por ver", ao clicares na publicidade terias algo extra para o teu jogo.

Por exemplo, se acabas um nível de um jogo, podes duplicar os teus pontos ao clicar para "ver publicidade". Dessa forma, o desenvolvedor ganharia uns trocos de forma mais natural e sem interromper o teu jogo.

smartphone jogar

Esta não é uma ideia nova e já existem desenvolvedores a fazerem este tipo de ideologia, contudo, não é propriamente normal. As publicidades dos jogos vão aparecendo entre os níveis e acabam por estragar um pouco o desenrolar do mesmo.

Google procura dar-te algo mais para veres publicidades nas tuas Apps

A nova característica chama-se "rewarded products" e já começa a estar disponível para os desenvolvedores na Google Play Console. Programa da Google Play Store que os desenvolvedores tem para controlar as suas aplicações publicadas na loja de Apps Android.

O exemplo que tens em cima é perfeito. Estás a terminar o teu jogo e tens a pontuação. Podes simplesmente clicar em "duplicar os pontos", vês um vídeo de 5 segundos e tens os pontos duplicados. Uma boa forma de incentivar a publicidade sem ser de uma forma obrigatória.

Porém, isto também nos leva a questionar as formas que a Google quer incentivar a ver aplicações. Ou seja, se és um dono de um website ou aplicação é proibido incentivares ao clique na publicidade. Com esta nova possibilidade é isso mesmo o que a Google está a pedir.

Em suma, parece-me uma boa ideia, todavia, vai contra aquilo que a Google tem trabalhado até então. Na minha opinião é uma forma plausível de incentivar as publicidades, contudo, é importante que ao não clicar para duplicar os pontos não tenhamos outro tipo de publicidade a saltar à nossa frente.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.