Google quer trazer a Realidade Aumentada aos smartphones Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Realidade Aumentada tem sido uma das tecnologias mais em voga nos últimos tempos. Depois de começarmos a ver uma maior apostas das tecnológicas no mercado da Realidade Virtual, agora o foco começa a virar-se para a Realidade Aumentada. Com feito, a Google quer alargar a sua presença neste mercado ao levar esta tecnologia até qualquer smartphone Android ou iOS.

Antes de mais convém elucidar-te para aquilo que é a Realidade Aumentada. Esta tecnologia permite utilizar um cenário real e físico e acrescentar-lhe algo virtual, algo que não está fisicamente naquele espaço. Um bom exemplo disso mesmo é a imagem que tens no topo deste artigo.

Vê ainda: Google pretende alargar ainda mais a sua presença no mercado da Realidade Aumentada, ao levá-la até qualquer smartphone Android ou iOS ou mesmo os PC´s.

Para alcançar esta proeza, a Google tem vindo a trabalhar em formas de levar esta tecnologia para a web. Aquilo que a empresa pretende é criar um web browser compatível com a Realidade Aumentada. Pressupõe-se, então, que este browser seja compatível com várias plataformas, seja Android, iOS ou mesmo um PC.

Google quer levar a Realidade Aumentada não só ao Android e iOS como também ao PC

Isto será possível graças um modelo de visualização 3D a que a Google apelidou de Article. Quando este for carregado num browser com capacidades de Realidade Aumentada, um botão dedicado irá surgir no canto inferior direito.

Depois de clicar nesse botão, a câmara do teu smartphone será ativada e assim o utilizador poderá transpor o modelo que encontrou na web para um determinado espaço físico - de forma virtual, claro. Isto será particularmente útil quando estiveres a fazer compras online e quiseres perceber se as dimensões de um determinado artigo são compatíveis com o espaço físico que possuis para o colocar.

Cumpre, por fim, salientar que tudo isto encontra-se ainda em protótipo. A Google encontra-se a aprimorar esta nova tecnologia, não sendo ainda sabido quando a mesma ficará disponível para todos os utilizadores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 8 recebe nova atualização de segurança

Render alega que Xiaomi Mi 7 terá um design idêntico ao Mi Mix 2

O regresso às quedas: Bitcoin e criptomoedas voltaram a cair

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.