Google quer usar o Youtube como plataforma para jogares online

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Foi em junho passado que surgiu o rumor que a Google quererá adaptar o Youtube para que os seus utilizadores possam jogar alguns jogos online. Pois bem, esses rumores acabam de se confirmar com o anúncio do início da fase de testes dessa funcionalidade.

Foi através do blog oficial do Youtube que a empresa norte-americana anunciou esta nova funcionalidade para a sua plataforma de vídeos. Por enquanto, essa opção está disponível apenas para um número limitado de utilizadores.

"Playables" é a nova secção no Youtube que permite jogar alguns jogos

A Google denominou a mais recente secção do Youtube como "Playables" ou jogáveis. No fundo, trata-se de um local onde os utilizadores poderão encontrar uma biblioteca de jogos disponíveis para ser jogados instantaneamente.

"Playables são jogos que podem ser jogados diretamente no YouTube em computadores e dispositivos móveis. Se fazes parte desta experiencia, verás uma secção no YouTube chamada ‘Playables’ que aparecerá juntamente com outros conteúdos no feed inicial."

Como se pode ler no comunicado da Google, esta é uma opção ainda numa fase precoce de implementação. Estamos ainda perante uma funcionalidade com carácter experimental, por isso, disponível apenas para um grupo restrito de utilizadores.

A nova secção "Playables" estará disponível em todas as plataformas onde é possível aceder ao Youtube. Por outras palavras, poderás aceder à nova secção de jogos desta plataforma na web e nas apps disponíveis para Android e iOS.

Infelizmente, a Google não esclareceu quais serão os jogos disponíveis nesta fase inicial e ainda experimental. Contudo, um relatório do Wall Street Journal refere que o primeiro jogo disponível será Stack Bounce.

Este é um jogo arcade casual que nos remete para os templos áureos dos jogos Java em plataformas online. O objetivo é destruir tijolos verticalmente com uma bola.

Resta agora saber quando e se a Google lançará a secção "Playables" para todos os utilizadores do Youtube. Ainda não temos um calendário para essa disponibilização final, nem da biblioteca de jogos que a acompanhará.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.