Google quer transformar o teu smartphone Android num 'canivete suíço'

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google apresentou um novo projeto intitulado de Android Ready SE Alliance. O objetivo é dotar todos os smartphones Android das valências necessárias para serem um dispositivo totalmente seguro para qualquer informação sensível.

O objetivo é que qualquer smartphone Android possa, no futuro, ser o único repositório necessário para o armazenamento de informações sensíveis. Tão seguro ao ponto de poder substituir as chaves do teu carro ou da casa e ainda guardar documentos de identificação pessoal.

Para que o objetivo seja alcançado, a Google solicita a cooperação dos seus parceiros na adoção desta tecnologia. Por isso, a gigante americana já está em negociações com aqueles que desenvolvem smartphones com Android.

O smartphone será um local seguro para guardar informações de grande sensibilidade

Note-se que o "SE" da designação deste projeto significa "Elemento Seguro". Ou seja, a Google quer transformar todo o qualquer smartphone Android numa espécie de cofre digital impenetrável.

Será baseado num componente físico, um chip no interior do smartphone que garantirá a segurança dos dados nele armazenados. Algo semelhante ao Titan M que já vemos nos Google Pixel ou o Secure Enclave que a Apple aplica nos iPhone.

Cumprido este requisito, o objetivo é que o utilizador possa armazenar qualquer informação no seu dispositivo móvel. Este poderá guardar o seu cartão de cidadão, carta de condução, cartões de crédito e até as chaves de casa no smartphone, sem receios de ver essas informações comprometidas.

As prioridades já estão definidas e recaem sobre os documentos de identificação pessoal e nas chaves do carro. O último ponto é já uma realidade nos iPhone, por isso percebe-se a urgência da Google na implementação desta tecnologia,

A iniciativa Android Ready SE Alliance definirá os parâmetros a seguir pelas empresas para que todos sigam os mesmos padrões de segurança e fiabilidade. Tudo para que não existam discrepâncias na qualidade da segurança que um ou outro smartphone Android poderá oferecer.

É certo que a Google dirige esta iniciativa aos smartphones, mas o objetivo é abranger um vasto leque de equipamentos com os mesmos padrões de segurança. No futuro, a tecnológica americana almeja implementar a mesma tecnologia em outros gadgets.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção: nova burla no WhatsApp envolve Amazon e Huawei
  • Clubhouse: há uma falsa app para Android que injeta malware perigoso!
  • POCO X3 Pro: tens 3 dias para o comprar ao melhor preço na Amazon
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.