Google quer que uses menos o smartphone! Então criou esta ideia

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google continua a ter como grande prioridade criar formas para que os utilizadores utilizem os seus smartphones de forma mais controlada. Para isso, lançaram um novo programa experimental composto por três aplicações integradas na iniciativa Digital Wellbeing.

Na sua essência, a experiência consiste em colocar o smartphone dentro de um envelope que vai permitir realizar apenas algumas funcionalidades básicas do teu smartphone. As aplicações foram publicadas no dia 21 de janeiro, mas para já têm a grande limitação de serem apenas compatíveis com o Google Pixel 3A.

"Envelope" é uma App que vai transformar o teu smartphone num básico telefone

A aplicação "Envelope" vai dar-te acesso a um ficheiro PDF que vais precisar de imprimir para construires o teu envelope. Este envelope vai basicamente transformar o teu smartphone numa "cabine telefónica", isto porque apenas vais ser capaz de marcar números e realizar chamadas.

Estes envelopes estão desenhados para não serem reutilizáveis, por isso se quiseres ter acesso ao smartphone, vais precisar de o rasgar. Quando decidires que precisas de mais funcionalidades e rasgares o envelope, vai-te ser apresentado um resumo do tempo de utilização enquanto utilizavas o envelope.

Durante o vídeo de apresentação do projeto, é também demonstrado um envelope que te permite transformar o smartphone numa clássica máquina fotográfica. O objetivo é o mesmo, colocando à disposição apenas o botão para tirar foto e gravar vídeo, sendo que apenas poderás ver as fotos/vídeos ao final do dia.

Wallpapers que vão mudar a forma como olhas para o teu ecrã

Além da aplicação para criares o teu próprio "envelope", a Google lançou dois live wallpapers que têm como objetivo principal relembrar-te constantemente que estás a utilizar o teu smartphone em demasia.

O "Activity Bubbles" basicamente cria um círculo sempre que desbloqueias o teu smartphone. Certamente que não será difícil chegar ao final do dia com o ecrã completamente cheio...

Por sua vez, o "Screen Stopwatch" faz exatamente o que o nome promete. Coloca um cronómetro como wallpaper do teu smartphone e começa a contar o tempo sempre que desbloqueias o dispositivo.

Ao contrário da aplicação "Envelope", podes fazer o download destes dois wallpapers diretamente a partir da Google Play Store:

  • Activity Bubbles
  • Screen Stopwatch

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp já tem o Dark Mode! Eis como instalar no teu smartphone!
  • Oppo Find X2 pode ter poderoso sensor principal de 48MP
  • Redmi K30 Pro está prestes a chegar e já conhecemos algumas especificações
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.