Google quer aplicações optimizadas para o rácio 18:9

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Este inicio de ano trouxe-nos duas novas realidades para o mundo dos smartphones em termos de ecrã. Os novos Samsung Galaxy S8 e LG G6 vêm com ecrãs de resoluções e rácios pouco comuns para os parâmetros que estávamos habituados neste mercado. Estamos perante um rácio de 18:9 para o topo de gama da LG e de 18.5:9 para o da Samsung.

Culpa disso é uma melhor aproveitação da parte frontal de cada um destes equipamentos, para que possamos contar com ecrãs maiores e smartphones que claramente se destacarão da concorrência.

Vê também: Huawei P10 e P10 Plus – As maiores ameaças ao Galaxy S8 e S8+ ?

Depois de um peso pesado como a Samsung ter apresentado um ecrã com determinadas dimensões, será que mais empresas seguirão o mesmo caminho? Será que este tipo de ecrãs acabará mesmo por se tornar moda? Por enquanto ainda não podemos responder a estas perguntas. Todavia, a Google parece estar confiante de que este possa ser, efetivamente, o futuro dos ecrãs de smartphones.

Prova disso é o mais recente incentivo da empresa por detrás do Android aos desenvolvedores para estes optimizarem as suas aplicações para os rácios de 18:9 e 18.5:9.

Aqui está o exemplo de aplicações com rácios diferentes do que aquele aplicado no smartphone em uso. É notório que mesmo as aplicações que não estejam optimizadas para estas novas resoluções conseguem funcionar na sua plenitude, porém não da mesma forma estética. Aquelas barras pretas, acima e abaixo da aplicação, mostram que a mesma não consegue tirar proveito de toda a dimensão do ecrã do smartphone, o que é uma pena.

Com isto em mente, a Google recomendou aos desenvolvedores, através do seu blog Android Developers, que estes modifiquem o rácio máximo suportado pelas suas aplicações. A recomendação da Google é que estes aumentem o suporte das suas aplicações para um rácio de 2.1 ou superior.

Este incentivo pode ser encarado como um presságio de que outras empresas possam vir a optar pelo mesmo tipo de resoluções nos seus futuro produtos. Mesmo que isso não se venha a verificar, e se os desenvolvedores atenderem ao apelo da Google, pelo menos os detentores de um Galaxy S8 ou Galaxy S8 + ou de um LG G6 poderão fazer uso de toda a dimensão do ecrã dos seus smartphones.

Outros assuntos relevantes:

Lojas Microsoft começam a vender Galaxy S8 e S8+ (Microsoft edition)

Cristiano Ronaldo revela aquilo que é o próximo Nubia Z17 Mini

Acessórios abaixo de 20 euros que tens de conhecer!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.