Google vai introduzir publicidade num dos seus melhores serviços

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google é uma das poucas empresas tecnológicas do mundo que não precisa de criar hardware ou convencer as pessoas a utilizar o seu software para ganharem dinheiro.

Os serviços Google são, de facto, úteis para a sociedade. Tomemos por exemplo o Google Maps, ou o News. Ainda que possam a vir a ficar melhor, os serviços da empresa americana oferecem uma maior valia para os consumidores.

Vê ainda: Dica: Como desinstalar várias aplicações Android de uma só vez

Certamente por isso é que a empresa de Mountain View não tem os problemas do Facebook quando existe alguma falha no sistema e leak de informação sensível. A maior parte das pessoas acredita na Google e no trabalho que a empresa está a fazer.

Google Discover contará com publicidade no futuro

Contudo, eles não são samaritanos. No final do dia a empresa precisa de fazer dinheiro. Uma das poucas formas que o faz é na venda de publicidade. Por exemplo, o nosso website tem publicidade fornecida pela Google.

As empresas compram "espaços" na internet e nos serviços onde a Google está presente e a empresa trata de distribuir esta publicidade pelo mundo web.

Porém há um serviço em específico que não oferece publicidade e que sempre gostei que assim fosse. Estou a falar do Google Feed, ou "Discover" no canto esquerdo do home screen de muitos smartphones.

De acordo com utilizadores no Reddit, a gigante americana está a introduzir publicidade no seu feed do "Discover". Ou seja, quando estás a fazer scroll pelas notícias e pelas informações sobre ti, alguns utilizadores estão também a encontrar publicidade.

Esta funcionalidade está também disponível na aplicação da "Google", caso não tenhas nenhum "lado esquerdo" no ecrã Home com o feed.

É uma pena ver este tipo de conteúdo no feed do "discover". Embora entenda que é uma das formas de rentabilização, esse tipo de conteúdo deveria ser exclusivo para mim e a pensar apenas em mim. Ainda que muita publicidade seja bem direcionada, nem toda tem vantagens.

Editores 4gnews recomendam:

TOP 8 Gamepads para o teu smartphone Android por menos de 25 euros

Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos

Os 10 melhores repetidores Wi-Fi para ter Internet na casa toda

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.