Google implementa o Programa de Proteção Avançada - 3 pontos fulcrais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Foi através do seu e Play Store para o teu Android

Em primeiro plano temos que nos consciencializar das dimensões de uma empresa como a Google que opera à escala global e que está presente em quase todo o tipo de conteúdos e serviços online.

Posto isto, facilmente compreendemos que diariamente são milhões de pessoas a utilizar algum dos seus serviços, cada qual com as suas necessidades e factores condicionantes. Desta forma, a Google resolveu criar este novo Programa de Proteção Avançada e devo dizer que tal merece a nossa e a vossa atenção.

Programa de Proteção Avançada da Google, o que é?

Trata-se de uma nova ferramenta, um novo produto concebido especificamente para um grupo mais reduzido de utilizadores com o intuito de proteger a segurança e navegação online deste público mais sensível.

A Google decidiu criar este Programa de Proteção Avançada porque existe uma minoria dos seus utilizadores que estariam em particular risco elevado de sofrer algum tipo de ataque ou invasão da privacidade online.

Dentro deste grupo restrito de potenciais vítimas estão incluídos os jornalistas, agentes de campanha, staff eleitoral e todos aqueles que, no decurso da sua atividade laboral necessitarem de garantir a privacidade / anonimato das suas fontes.

Por vezes até mesmo os utilizadores mais cuidadosos e conscientes dos perigos que podem enfrentar online, desde ataques de phishing até às várias burlas que diariamente surgem online, ou simplesmente aos ataques à tua privacidade que podem comprometer não só a tua segurança mas também a dos teus colegas de trabalho e/ ou fontes a ti associadas.

Programa visa proteger os utilizadores em risco elevado de ataques informáticos

Foi para prevenir todas estas situações que a Google terá então criado este Advanced Protection Program ou Programa de Proteção Avançada para quem estiver disposto a trocar um pouco de comodidade para garantirem a segurança reforçada das suas contas Google pessoais.

Para o utilizador que aderir a este Programa de Proteção Avançada a Google continuará a atualizar a tua conta e os respectivos mecanismos de segurança para fazer frente às novas ameaças que vão surgindo com o passar do tempo. Em suma, este será sempre o maior "escudo" que a Google te poderá oferecer.

Programa de Proteção Avançada da Google - os 3 pontos fulcrais:

1- A proteção mais forte contra ataques de Phishing: o Programa de Proteção Avançada implica a utilização de chaves de segurança para poderes fazer o login (para poderes entrar) na tua conta. Estas chaves de segurança podem ser compradas à própria Google e possuem um suporte físico semelhante a uma Pen-USB.

Utilizando chaves de criptografia e assinaturas digitais para provar ao Google que quem está a aceder à conta és realmente tu. Um possível meliante que não tenha a tua chave de segurança é imediatamente bloqueado, mesmo que até possa ter a tua palavra-passe.

2- Proteger dados sensíveis de partilhas acidentais: Por vezes até mesmo sem querer podemos permitir (conceder permissões a certas Apps) para aceder às nossas informações Google.

Com este Programa de Proteção Avançada o acesso automático e total a todas as informações constantes na conta Gmail e Drive através de certas Apps. Para já apenas as Apps da Google estarão protegidas por este programa mas tal deverá ser ampliado no futuro.

3- Bloquear acesso fraudulento à tua conta: Outra maneira comum utilizada pelos hackers para tentar ganhar acesso à tua conta é através da usurpação de personalidade, o "fazer passar-se por" ti, utilizando os mecanismos de recuperação da conta.

Agora, para os utilizadores deste programa de proteção existirão passos extra para a recuperação da tua conta, desde perguntas extra a pedidos de novos detalhes para que sejas efetivamente tu a recuperar / ou entrar recuperar a tua conta.

Quem pode utilizar este Programa de Proteção Avançada?

Qualquer pessoa com uma conta Google pode inscrever-se neste programa de proteção reforçada. Para já o acesso a esta nova plataforma exige um acesso através do Chrome uma vez que este navegador já suporta o padrão U2F para as AQUI

Em última análise reconheço um grande mérito nesta nova plataforma da Google sobretudo para jornalistas que precisem de assegurar a confidencialidade das suas fontes e para todos os utilizadores que se queiram assegurar que as suas contas permanecem invioláveis.

Outros assuntos relevantes:

o Z

Nokia 7 já é oficial! Aposta na câmara “Bothie” e custa metade do Nokia 8

Xiaomi – Versão estável da MIUI 9 chegará muito em breve

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.