Google Pixel
Google Pixel

A Google lançou o seu primeiro smartphones este ano com o Google Pixel. O Pixel, que se divide em dois, Pixel e Pixel XL, é um dos smartphones mais interessantes que já tive a oportunidade de testar, aliás, no título da review referi que o smartphone era “bem mais do que apenas um Android”.

Contudo, a Google ainda depende muito de terceiros para fazer os seus equipamentos. A construção do smartphone é feita pela HTC e os processadores pela Qualcomm, algo que pode estar para mudar em breve.

Vê ainda: Galaxy Note 8 contará com câmara dupla desenvolvida pela Samsung

   

Embora a maior parte dos smartphones usem processador Qualcomm e MediaTek, há marcas que insistem em investir nos seus próprios processadores. Tens o exemplo da Apple com os “Apple A”, a Huawei com os Kirin e a Samsung com os Exynos.

Existem vantagens em desenhar os seus processadores, a maior de todas é conseguirem encaixar de forma perfeita as necessidades do equipamento na performance do chip.

A Google entrou no mercado de smartphones para vencer!

Ao que parece a Google estava à procura de pessoal para desenvolver e desenhar processadores e hoje contratou um antigo funcionário Apple.

Manu Gulati, um Micro-arquiteto que trabalhou na Apple durante 8 anos anunciou hoje na sua página do Linkedin que começou a sua aventura na outra empresa americana.

Manu Gulati será o lider no departamento, todavia, a Google ainda não parou de contratar. Neste momento está à procura de “Hardware Engineer, Mobile SoC Architect,” “Mobile SoC CPU Architect,” e ainda “Mobile SoC Memory Architect.”

Não há dúvidas que o desenvolvimento de processadores arrancou de forma séria na Google, porém, não esperes ver resultados do dia para a noite. Este desenvolvimento deverá demorar alguns anos para aparecer nos equipamentos dos smartphones, no entanto, esta revelação mostra-nos que a Google não está no mercado para seguir modas e que os “Pixel” serão dispositivos cada vez mais importantes.

Outros assuntos relevantes:

Tim Cook confirma que Apple está a trabalhar em software para carros (Vídeo)

Samsung Galaxy Note 7R chegará ao mercado Europeu com outro nome

Apple iPhone 8 – Chega em Setembro mas já conquista corações

ViaThe Verge
FonteVariety
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.