Google poderá lançar primeira beta do Android P a meados deste mês

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Como é hábito todos os anos espera-se já pela próxima versão do sistema operativo móvel da Google. Este é, por enquanto, conhecido como Android P e ainda deverá faltar muito até que fiquemos a conhecer a designação final desta versão. Uma coisa é certa, a mesma será nomeada tendo por base um doce ou sobremesa.

É essa a tradição da Google para apelidar as várias versões do seu sistema operativo móvel. Uma forma de adocicar um pouco mais um dos seus principais ativos. Para além disso, tudo é feito de forma alfabética.

Vê ainda: Android. O que esperar do topo de gama Nokia 9?

Mas aquilo que mais importância adquire dentro da comunidade tecnológica são as suas funcionalidades. Aquilo que de novo e melhor o mesmo poderá acrescentar ao nosso quotidiano. Isso só se começa a aferir assim que é chegada a hora de deitar as mãos à primeira versão de testes do Android.

Tem sido hábito da Google disponibilizar uma primeira developer preview por alturas da primavera. Agora, em 2018 e com o Android P aí à porta, as coisas não deverão ser diferentes.

Segundo Evan Blass, uma conceituada fonte do mundo tecnológico, a primeira developer preview do Android P será disponibilizada a meados de março. A confiar nas palavras deste leakster, estamos a poucas semanas de recebermos o primeiro gosto do novo sabor do Android.

O que esperar do Android P da Google?

Recorde-se que a mesma versão para o Android Oreo foi disponibilizada a 21 de março. Logo, não é descabido que volvido sensivelmente um ano fiquemos a conhecer o seu sucessor. Contudo, temos ainda de ter em conta que a empresa não tem por hábito anunciar com antecedência a disponibilização deste tipo de compilações.

Embora ainda nos encontremos no reino da especulação, são já várias as novidades avançadas para o Android P. Fala-se que esta versão poderá suportar um aviso nativo de gravação de chamadas. Tudo para que quem está do outro lado da linha saiba quando uma ligação se encontra a ser gravada.

Podemos ainda contar com uma proibição no acesso às câmaras e microfone do teu smartphone. Caso isto se venha a concretizar, deixará de ser possível a aplicações de terceiros aceder a estes componentes que colocam em causa a privacidade dos utilizadores.

É ainda falado que o Android P suportará oficialmente as "monocelhas" ou "notchs" que muitas fabricantes parecem querer adotar. Uma maior adaptação da interface do sistema operativo para esta nova moda de design nos smartphones.

Tudo isto, e muitos mais, começará a ser verificado assim que a primeira developer preview foi lançada para o público. Existe sempre a possibilidade de algumas destas novidades nunca chegarem a ver a luz do dia, dando lugar a outras.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J3 e Galaxy J3 Pro 2018 revelados na GeekBench

Huawei P20 Lite. Provavelmente, o teu próximo smartphone Android

Microsoft Surface Phone – Nova patente frisa a transformação num pequeno PC com Windows 10

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.