Google lançará 5 versões Preview antes da versão final do Android P

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ontem assistiríamos à disponibilização da primeira Developer Preview do Android P. A Google apresentará oficialmente a 9ª versão do sistema operativo em meados de agosto, caso tudo corra conforme previsto. Até lá, a tecnológica norte-americana disponibilizará mais versões de testes / pré-visualização para todos os interessados.

Teremos um total de 5 Developer Preview do Android P antes de poder usufruir do sistema operativo completo. A segunda versão experimental chegará algures em maio, provavelmente durante ou imediatamente antes da conferência anual, Google I/O. O evento terá início no dia 8 de maio e aí ficaremos a conhecer mais detalhes sobre a próxima versão do sistema operativo.

Vê ainda: d

No mês seguinte, junho, teremos mais duas Developer Preview do Android P. Aqui, a primeira trará a aplicação final da interface do utilizador. Apresentará também o software development kit (SDK) oficial e aplicações já finalizadas. A partir daqui (3ª Preview), os programadores já poderão começar a otimizar as suas aplicações para o Android P.

Mais ainda, será a partir de junho que os programadores poderão começar a publicar as aplicações já voltadas para o Android P na Google Play Store. Isto para que também possam começar a ter feed-back de alguns utilizadores e claro, para que possam aferir o desempenho das Apps.

Google lançará 5 Developer Preview do Android P

Seguem-se a quarta e a quinta Developer Preview do Android P que será destinada a quem queira testar o novo sistema operativo já ligeiramente estável. Para quem tiver o Android Oreo 8.0 nos seus smartphones (com Android One / Go / Pixel) e queira testar a nova versão. Note-se ainda que a próxima versão deste sistema operativo saltará do 8.1 para o 9.0 e teremos aqui várias mudanças e melhorias visuais face à presente geração.

Mais ainda, com a próxima versão do sistema operativo da Google teremos o suporte nativo para a monocelha, o entalhe, o recorte ou notch do Apple iPhone X. Será portanto aceitação e suporte oficial para uma das características que sem dúvida marcará todo o ano de 2018 e 2019.

A nova versão virá melhorar também o controlo das notificações e canais para notificações. Estas passarão a ser controladas em grupo e não só individualmente como sucede atualmente no Oreo. Teremos mais serviços de acessibilidade e um reforço dos serviços de posicionamento, o Wi-Fi RTT. Desta forma o teu smartphone saberá a tua posição aproximada com base na tua proximidade aos pontos de acesso Wi-Fi.

Neste momento a primeira Developer Preview do Android P já pode ser instalada nos Google Pixel originais. O mesmo sucede nos Google Pixel 2. Acredita-se que a versão final (já com nome) chegará na 3ª geração dos Pixel durante o Outono.

Assuntos relevantes na 4gnews:

do Android P

e

com monocelha

via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.