O Chromecast começou por ser um dispositivo para transmitir conteúdos dos smartphone/tablet para TV e passou a um dongle com sistema operativo Google TV na atual geração. Agora parece que vai ser dado o passo seguinte para ficar mais poderoso.
O Chromecast com Google TV atual é um dongle que ligamos por HDMI na zona traseira da TV e que depois ligamos à alimentação. Segundo o 9to5Google, a próxima geração deve chamar-se Google TV Streamer e terá um aspeto de box tradicional.
A fonte acompanha esta informação com uma imagem de um produto para pousar num móvel, que liberta assim espaço atrás da tua TV, mas que será inequivocamente mais volumoso. E também há mudanças no comando.
Botão de volume vem para a frente
O botão de volume sai da lateral da anterior geração e vem para a frente do mesmo. É também notório que o botão com o ícone da assistente Google é substituído por um ícone mais simples de um microfone.
A fonte não avança grandes detalhes técnicos sobre este produto, mas certamente terá resolução de pelo 4K. É também notório que o equipamento aparece com dois cabos na parte traseira. Um será obviamente para alimentação e outro provavelmente a ligação HDMI.
Se haverá espaço para ligação Ethernet ou mesmo para uma porta USB onde se possa ligar armazenamento externo como nas Xiaomi Box TV, ainda é um mistério. Com estas imagens a aparecer agora e um evento da Google dentro de poucas semanas, também ficamos curiosos se poderá ser lançado já em agosto.
Outra grande questão é o preço. O Chromecast com Google TV foi lançado originalmente por 69,99 € e é frequentemente encontrado por valores mais baixos. Será que este Google TV Streamer vai ter um preço tão apelativo ou, com outro poder, outras responsabilidades? Saberemos em breve.