Google prepara-se para introduzir as novidades mais pedidas no Android Auto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google trabalha atualmente numa das melhorias mais pedidas pelos utilizadores do serviço Android Auto, uma mudança considerável no design da plataforma. Com efeito, os utilizadores clamam há vários meses por uma interface mais simples e fácil de entender para os respetivos automóveis, expressando as queixas em plataformas como o Reddit, bem como os fóruns da Google.

A próxima grande atualização deste serviço incorporará elementos da nova filosofia de design "Material You" que pauta também o Android 12 da Google. As mudanças foram, entretanto, analisadas pela publicação 9to5Google que teve acesso ao novo APK.

O design Material You vai mudar o rosto do Android Auto

Importa frisar, primeiramente, que um APK pode ser descrito como o ficheiro de instalação de uma aplicação para Android. O mesmo se aplica aqui também ao Android Auto, plataforma que em breve será atualizada em todos os mercados onde está disponível.

Agora, com efeito, a equipa do 9to5Google desmontou a mais recente versão desta APK, encontrando várias mudanças de design que damos aqui a conhecer nesta peça. Acima temos uma das primeiras, com um novo design para os ícones e cartões de texto.

De igual modo, importa notar que esta versão analisada está ainda a ser aperfeiçoada pela Google. Desse modo, é possível que alguns dos menus e alterações aqui apresentadas sejam alterados até que cheguem a todos os utilizadores com a versão estável.

A pedida alteração de design está a caminho do Android Auto

Atualmente, no Android Auto, só podemos ter uma aplicação visível, de cada vez, no ecrã do centro de infotainment do veículo. Isto deverá mudar com a próxima atualização deste serviço, tal como podemos ver pela imagem acima, com duas apps em simultâneo.

Assim sendo, poderemos ter o menu de reprodução e música, com o serviço de navegação como pano de fundo. O utilizador também poderá aceder às notificações apresentadas, ou ajustar algumas configurações enquanto outra app é executada.

Já de acordo com os peritos do portal XDA Developers, a mais recente versão beta do Android Auto (v6.9), está em distribuição. No seu interior os utilizadores terão acesso a uma nova função chamadas "Coolwalk". Assim que a ativarem, a habitual barra inferior do Android Auto na qual está incluído o botão "Home" e o widget de reprodução multimédia no lado do condutor têm nova disposição.

A função Coolwalk traz nova organização à barra do Android Auto

O condutor do veículo terá assim mais facilidade em aceder aos controlos e botões. Esta é a principal mudança introduzida pelo Coolwalk já disponível na versão beta do serviço. No entanto, a mudança mais importante está presente no novo botão de dashboard que nos dá acesso à pré-visualização das notificações.

As alterações foram introduzidas com o intuito de facilitar a compreensão da informação ao conduzir. Na prática, será mais fácil seguir as instruções do Google Maps, sem perder as notificações e demais informação.

Os menus com informação mais completa, e complexa, continua presente, mas agora estará na lateral esquerda. Está mais afastado do condutor de modo a não distrair o mesmo durante a condução.

Em síntese, temos agora o Split Screen a chegar ao Android Auto, bem como alterações de design, refletindo já a filosofia Material You. Por fim, temos também o novo modo Coolwalk que muda a barra de botões e controlos do serviço.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 6 Pro: as melhores imagens e 'specs' do smartphone Android
  • iPhone 13 ou iPhone 13 Pro? Este detalhe pode ser decisivo para alguns utilizadores
  • GEARBEST: site de compras online está fora do ar, clientes falam em fraude
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.