Google prepara-se para agilizar as atualizações no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O pessoal da 9to5 Google descobriu, recentemente, partes de código que sugerem uma mudança na forma como o Android instala as atualizações. Segundo o que é revelado, o sistema será capaz de se reiniciar e instalar tudo o que é necessário sem a tua intervenção.

Como estão hoje as coisas, existe um último passo que só é realizado depois de introduzires o PIN ou padrão de desbloqueio. Tal acontece normalmente quando vimos a mensagem "Android está a atualizar".

Nesse passo, aquilo que o sistema operativo faz é limpar a cache das aplicações instaladas no smartphone. Algo que não pode ser realizado sem a tua permissão, por razões de segurança.

Android irá guardar temporariamente o teu PIN ou padrão antes da atualização

Para que o processo acima descrito possa ser realizado sem a tua intervenção, o Android passará a guardar os dados necessários antes da atualização. O único objetivo será desbloquear o necessário para a conclusão da atualização.

Ao que tudo indica, este armazenamento do PIN ou padrão de desbloqueio será temporário. Ainda assim, é natural que surjam algumas preocupações relacionadas com a segurança dos dados, até porque tal será feito de forma automática.

Tudo isto para que atualizações de segurança ou sistema possam ser realizadas de forma mais rápida. Isto permitirá que o teu smartphone Android instale atualizações durante a noite e tudo esteja pronto a funcionar quando acordares pela manhã.

Quando chegará esta funcionalidade aos utilizadores?

Por enquanto, não temos indicações de quando esta função possa chegar aos utilizadores. Mas dada a sua dimensão, o Android 11 surge como principal candidato a recebê-la.

Se for esse o caso, só no próximo ano é que os utilizadores começarão a tirar proveito desta novidade. Isto, claro, se o teu smartphone foi contemplado com essa versão do sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção! Bug no Android está a frustrar utilizadores que usam o código PIN
  • Samsung afinal não vendeu 1 milhão de unidades do Galaxy Fold
  • 7 jogos de arcada grátis na Google Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.