O lançamento do Android 12L é o início de uma nova era para a Google e a experiência em smartphones dobráveis e tablets. Este é um sistema operativo pensado para ecrãs grandes e promete melhorias há muito desejadas.
Também o seu popular teclado virtual Gboard será adaptado para equipamentos com ecrãs grandes. Neste caso, passará a fazer um uso mais eficiente do espaço que estes equipamentos oferecem aos utilizadores.
Google implementa interface dividida no Gboard
A novidade foi encontrada pelo Android Police numa versão beta (11.5.05.427194903) do Gboard. Em causa, está uma nova opção que permitirá dividir o teclado da Google em duas partes.
A opção agora descoberta dá conta de um "Layout dividido para incluir teclas duplicadas". Afirma ainda que "quando o teclado está configurado para dividir o layout, algumas teclas serão duplicadas em ambos os lados".
Estas opções indicam que a Google está a desenvolver uma nova interface para o Gboard. Ao invés de esticar a interface por todo o ecrã do equipamento, passará a dividi-lo para que o utilizador possa escrever mais confortavelmente com as duas mãos.
A referência a teclas duplicadas deixa algumas interrogações no ar. Talvez seja inteção da empresa americana deixar as teclas centrais em ambos os lados do teclado para que o utilizador possa utilizar o dedo que mais lhe convier.
Esta novidade foi encontrada num Samsung Galaxy Z Fold 3 e notou ainda o desaparecimento da opção para o modo de uma mão no Gboard. Isto pode indicar que este modo será exclusivo de modelos menores, ao passo que o modo dividido será direcionado para ecrãs maiores.
É ainda referido que o modo de teclado divido possui ainda vários problemas. A dimensão do teclado é menor do que deveria ser, atestando o cariz experimental desta opção. Por outro lado, já tem implementada a filosofia de design Material You.
Assim que todas as arestas sejam limadas, a Google deverá implementar esta opção na versão estável do Gboard. Algo que irá certamente agradar a todos os que utilizam este teclado no seu smartphone dobrável ou num tablet.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Fotos: será mais fácil encontrar fotografias com o Android 13
- Descoberto problema de segurança que afeta dezenas de smartphones Android baratos
- NOS estabelece parceria pioneira de 5G em Portugal