Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google prepara a atualização que pode tornar apps como o WhatsApp mais seguras nos Pixel

A funcionalidade de Scam Detection, já é usada em chamadas e SMS. Agora pode chegar às apps de chat. O objetivo é alertar-te para mensagens suspeitas e evitar que caias em burlas online.

Android proteção scam app mensagens

Scam Detection: de chamadas e SMS para as apps de chat

Os smartphones Pixel já contam com a funcionalidade "Scam Detection", que alerta os utilizadores quando uma chamada ou SMS pode ser fraudulenta. Agora, segundo uma análise a uma atualização do Android System Intelligence, a Google prepara-se para levar esta proteção também às apps de mensagens.

Como vai funcionar o alerta nas notificações

Ao contrário do que acontece em chamadas ou SMS, a deteção de fraude nas apps de chat não acontece dentro da conversa, mas sim nas notificações. Ou seja, se receberes uma mensagem suspeita no WhatsApp, Signal ou Instagram, vais ver um aviso na própria notificação antes mesmo de abrires a app.

Exemplos de alertas que podes receber

O código analisado mostra algumas mensagens pré-definidas que o sistema pode apresentar:

  • “Conteúdo potencialmente perigoso”

  • “Provável burla”

  • “Atividade suspeita detetada nesta mensagem”

Além disso, vais poder confirmar que a mensagem não é uma burla ou até pausar a funcionalidade para um chat específico, mantendo-a ativa para os outros.

Quais são as apps suportadas?

A lista encontrada na análise inclui nomes bem conhecidos: WhatsApp, Signal, Instagram, Google Messages, Google Chat, Line, Kakao Talk, Twitter, Messenger Lite e até algumas apps já descontinuadas como o Hangouts.

Embora não haja confirmação oficial do número de apps que serão suportadas, esta lista mostra a intenção da Google de abranger o maior número possível de plataformas de chat.

Limite diário de notificações

Dentro desta atualização, há também uma referência a um limite diário de alertas. Isto pode significar que a Google não quer que o utilizador seja bombardeado com avisos constantes, o que poderia tornar a experiência irritante e contra-producente.

Tecnologia por trás da funcionalidade

Tal como acontece com chamadas e SMS, é provável que esta expansão seja alimentada pelo Gemini Nano, a IA integrada nos Pixel que analisa conteúdos localmente, sem enviar dados para servidores externos. Desta forma, a privacidade dos utilizadores mantém-se preservada.

Quando chega esta novidade

Ainda não há data oficial, mas a análise aponta que esta funcionalidade será integrada nos Pixel 9 e Pixel 10, podendo chegar mais tarde a outros modelos. A Google ainda não confirmou, mas o histórico de lançamentos sugere que veremos novidades já nas próximas atualizações do Android.

Sugestão do dia:

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
Anúncio de Fundo