Google pondera desenhar os seus próprios processadores para smartphones Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Embora o Android seja o Sistema Operativo mais utilizado no mundo, é também aquele onde mais fragmentação existe. É verdade que em milhares de smartphones é complicado ter atualizações oficiais para todos, no entanto a Google tenciona mudar isso.

De uma forma parecida com a Apple e os processadores Ax que desenha, fabricados pela Samsung e Foxconn, a Google pondera em fazer algo idêntico. Para tal acontecer a empresa norte-americana tem de convencer marcas como a Qualcomm e MediaTek a seguir o seu desenho nos seus próprios processadores, visto que são as marcas mais utilizadas em smartphones Android.

Segundo estas informações, a Google não pretende criar concorrência aos fabricantes de chips, pelo contrário, querem ajudar a desenvolver processadores onde a arquitetura será simples o suficiente para as atualizações seguintes.

Quando a Google manda uma nova atualização, é preciso que o fabricante de processadores primeiro redesenhe essa mesma atualização para o seu processador. Daí ser importante haver arquiteturas parecidas.

Foi dito ainda que os futuros Nexus já contarão com esta nova forma de ver as coisas. Caso se torne realidade, a Google aproxima-se mais perto da Apple numa menor desfragmentação e gestão de mercado, principalmente em performance e atualizações.

Talvez queiras ver:

  • Google concede plena liberdade aos fabricantes para revitalizar (ou banalizar) o Android One
  • Nova variante de Malware para Android é praticamente impossível de remover!
  • O Android 6.0 Marshmallow já consta dos relatórios da Google com 0,3%

;)

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.