Google Play Store recebe nova versão 8.3 - Download AQUI

Rui Bacelar
Chegou hoje uma nova atualização para a Google Play Store e já a podes descarregar aqui!

A loja de Apps oficial do Android tem recebido uma série de pequenas atualizações que trazem principalmente incrementos de estabilidade, fluidez, bem como consideráveis melhorias na segurança para o utilizador comum. Agora, a Google Play Store recebeu uma grande atualização que faz avançar a versão 8.2.58 diretamente para a nova versão 8.3.41.

Vê ainda: Prepara-te para um aumento do preço dos smartphones em 2018

Mais uma vez, a Google não alterou o aspecto, o design da sua loja de aplicações, jogos e variados conteúdo multimédia mas as diferenças são notórias assim que olhamos para o código, para as novidades presentes nesta nova versão 8.3.41, entre elas estarão a adição de livros de culinária à secção Livros mas há mais...

Google Play Store volta a ser atualizada

Note-se que a Google irá apresentar hoje, às 17horas de Lisboa, os seus novos Pixel's e certamente teremos outros produtos a acompanhar o seu anúncio.

Pessoalmente acredito que também veremos novidades para a Google Play Store, seja a nível de conteúdos (novas categorias de produtos) como de funcionalidade (auto-atualização, instalação mais rápida, verificações de segurança, etc).

Entretanto já poderão descarregar aqui a nova versão para o vosso dispositivo Android:

aqui, as versões anteriores da Google Play Store.

Como instalar um APK no teu Android?

Por APK entenda-se o formato de ficheiro (.apk) ou Android app package. Trata-se de um formato de ficheiros utilizado para instalar por exemplo Apps e jogos no teu Android e até em outros sistema operativos que permitam o side-load de Apps Android como o saudoso BlackBerry Z10.

A Google Play Store acabou de receber uma nova atualização.

Praticamente todos os dispositivos Android permitem a instalação de Apps a partir de ficheiros .apk. Contudo, e por questão de conveniência e segurança dos utilizadores menos experientes a instalação de Apps de fontes desconhecidas está, por norma, desativada.

Para além disso, a partir do Android 4.0 a Google passou a verificar as Apps que tu instalas via side load (a partir dos ficheiros .apk) para desta forma identificar ameaças de malware a título de exemplo.

Para instalar a nova Google Play Store no teu Android segue estes passos:

  1. Permitir a instalação de Apps de fontes desconhecidas.
  2. Para tal vai a Definições - Segurança e seleciona "Fontes Desconhecidas".
  3. Instalar o APK da Google Play Store (ou qualquer outro) a partir de um Gestor de Ficheiros.
  4. Assim que estiver instalada abre a Play Store e, em Definições, verifica a versão da mesma para te certificares de que ficou tudo efetivamente atualizado.

Permitis-te a instalação a partir de fontes desconhecidas, ótimo. Agora falta instalar aplicação a partir do seu ficheiro .apk. Para tal necessitarás de, em primeiro lugar, mover este ficheiro .apk que acabaste de descarregar com a nova versão da Google Play Store para a memória interna do teu dispositivo.

Em seguida necessitarás de uma aplicação que te instale este ficheiro .apk. Bastará um típico Gestor de Ficheiros como o ES File Explorer que podes descarregar YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Este procedimento será feito por tua conta e risco. Assim que instalares a nova versão da Play Store diz-nos quais foram as melhorias e diferenças que sentiste.

Outros assuntos relevantes:

ore – 5 Jogos agora gratuitos para o teu Android

Apple iPhone 7 e iOS 11 – Do pesadelo ao regresso a casa!

ore com 25 Apps temporariamente gratuitas para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.