Google Play Store recebe nova versão 8.3.42 – Download AQUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google acaba de disponibilizar uma nova versão da sua aplicação da loja oficial Google Play Store, uma atualização tangencial que inclui algumas melhorias de desempenho tal como é sugerido pela pequena mudança de número, de 8.3.41 para 8.3.42. Já a atualização anterior trouxe mudanças mais significativas (do 8.2.58 para 8.3.41).

Vê também: Google Maps recebe atualização com um novo sistema de insígnias

Mais uma vez, a Google não alterou o aspecto, o design da sua loja de aplicações, jogos e variados conteúdo multimédia mas as diferenças são um pouco mais notórias assim que olhamos para o código da App, encontramos algumas melhorias na versão anterior, já nesta nova versão não encontramos nada digno de nota.

Google Play Store volta a ser atualizada

Tudo leva a crer que esta nova atualização seja apenas uma correção de erros com algumas melhorias também na estabilidade da App em si.

Note-se ainda que esta atualização chegará gradualmente e de forma automática a todos os utilizadores de Android via OTA (over the air).

Contudo, se não queres esperar pela chegada do update podes já descarregar aqui o novo APK para o teu dispositivo Android:

Download AQUI do APK (v8.3.42)

Instalar a App (APK) da Google Play Store é tão fácil ou seguro quanto instalar qualquer outra aplicação no teu smartphone Android. Caso querias reverter a instalação podes encontrar aqui, as versões anteriores da Google Play Store.

Como instalar um APK no teu Android?

Por APK entenda-se o formato de ficheiro (.apk) ou Android app package. Trata-se de um formato de ficheiros utilizado para instalar por exemplo Apps e jogos no teu Android e até em outros sistema operativos que permitam o side-load de Apps Android como o saudoso BlackBerry Z10.

Praticamente todos os dispositivos Android permitem a instalação de Apps a partir de ficheiros .apk. Contudo, e por questão de conveniência e segurança dos utilizadores menos experientes a instalação de Apps de fontes desconhecidas está, por norma, desativada.

Para além disso, a partir do Android 4.0 a Google passou a verificar as Apps que tu instalas via side load (a partir dos ficheiros .apk) para desta forma identificar ameaças de malware a título de exemplo.

Para instalar a nova Google Play Store no teu Android segue estes passos:

  1. Permitir a instalação de Apps de fontes desconhecidas.
  2. Para tal vai a Definições – Segurança e seleciona “Fontes Desconhecidas”.
  3. Instalar o APK da Google Play Store (ou qualquer outro) a partir de um Gestor de Ficheiros.
  4. Assim que estiver instalada abre a Play Store e, em Definições, verifica a versão da mesma para te certificares de que ficou tudo efetivamente atualizado.

Permitis-te a instalação a partir de fontes desconhecidas, ótimo. Agora falta instalar aplicação a partir do seu ficheiro .apk. Para tal necessitarás de, em primeiro lugar, mover este ficheiro .apk que acabaste de descarregar com a nova versão da Google Play Store para a memória interna do teu dispositivo.

Em seguida necessitarás de uma aplicação que te instale este ficheiro .apk. Bastará um típico Gestor de Ficheiros como o ES File Explorer que podes descarregar YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Este procedimento será feito por tua conta e risco. Assim que instalares a nova versão da Play Store diz-nos quais foram as melhorias e diferenças que sentiste.

Outros assuntos relevantes:

Será que o público aderiu aos smartphones Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3?

Razer apresentará o seu smartphone Android já em novembro

Huawei confirma que o Huawei Mate 10 chegará com Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.