Google Play Store terá local onde poderás ver as informações que cada app recolhe

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou uma nova política de privacidade que as aplicações presentes na Play Store terão de cumprir. Para tal, será criada uma secção onde os utilizadores poderão visualizar que tipo de informações cada aplicação recolhe sobre si.

Esta é mais uma repercussão das medidas de privacidade que a Apple introduziu com o iOS 14.5. Também a Google mostra agora a sua concordância com tal estratégia, oferecendo aos seus utilizadores algo semelhante.

Play Store terá direito a nova secção de segurança

As novas políticas agora reveladas pela Google terão se ser cumpridas por todas as aplicações presentes na Play Store. Aqui incluem-se as apps terceiras, bem como aquelas que são desenvolvidas pela empresa americana.

Nesta nova secção da Play Store os utilizadores encontrarão informações detalhadas sobre todas as aplicações presentes na loja. O intuito é que o utilizador tenha conhecimento dos dados que cada aplicação recolhe, se estes estão seguros e mais.

Aqui serão encontradas informações que expõem quais os dados recolhidos. Incluem-se informações pessoais (nome, email ou morada), informação de localização, fotografias, vídeos e outros.

As aplicações terão igualmente de ser claras na utilização que darão a esses dados. O utilizador terá de saber se aqueles dados serão, ou não, fundamentais para o pleno funcionamento da aplicação.

Além destas informações, a Google estabeleceu cinco novos pontos que todas as aplicações terão de responder para estarem presentes na Play Store. A saber:

  • A aplicação tem práticas de segurança, como a encriptação dos dados
  • A aplicação segue as políticas Familiares da Play Store
  • A aplicação necessita desses dados para funcionar ou o utilizador poderá escolher se os quer partilhar ou não
  • A secção de segurança da aplicação é verificada por um terceiro independente
  • A aplicação permite que os utilizadores solicitem a remoção dos dados, se a decidirem desinstalar

Google terá mão pesada para as apps que não aceitam estas regras

Aos mais relutantes a acolherem as novas diretrizes, a Google esclarece já que não será meiga com eles. Aqueles que tentarem deturpar os dados partilhados com os utilizadores serão alvo de medidas punitivas por parte da tecnológica americana.

Serão os programadores os responsáveis pela informação apresentada na nova secção de segurança da Play Store. Para tal, a Google dará algum tempo para que os programadores possam adaptar-se às novas diretrizes.

Este verão, a Google partilhará com os seus parceiros as linhas orientadoras para a nova política de privacidade das aplicações. Será já no primeiro trimestre de 2022 que os utilizadores começarão a ver esta nova secção de segurança na Play Store.

A última fase de implementação das novas regras começará no segundo trimestre de 2022. A partir daí, todas as aplicações presentes na loja da Google serão obrigadas a seguir as novas políticas de privacidade da Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos terá novo plano gratuito e ilimitado, mas há um senão
  • YouTube prepara função incrível já com suporte ao idioma português
  • Tens um smartphone Android com chip Snapdragon da Qualcomm? Cuidado com esta ameaça!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.