Google Play Store terá nova taxa para criadores de conteúdo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

São boas notícias para os programadores e desenvolvedores de aplicações para Android. Se tens uma aplicação na Google Play Store então talvez até já estivesses a par dos rumores anteriores. Com efeito, no ano passado surgiu um rumor que sugeria uma nova postura da Google. Esta seguiria o exemplo da Apple e melhoria a remuneração dos criadores de conteúdo para a loja oficial do sistema operativo Android.

Reduzindo a taxa cobrada aos desenvolvedores de conteúdo para a Google Play Store de 30% para apenas 15%. Já na altura a publicação Recode estava francamente otimista com este cenário. Espera-se que aí a Google aplicasse esta mudança na sua Google Play Store. Desta forma, sempre que um utilizador subscrevesse um serviço qualquer, o desenvolvedor seria taxado em apenas 15%.

Vê ainda: Huawei P20 – 5 desejos para o próximo topo de gama Android

Entretanto o assunto ficou praticamente esquecido. Nada mais foi dito. Nada foi desdito. Contudo, agora temos novas informações, pequenas alterações que podem ter um grande impacto nas receitas dos criadores de conteúdos.

Programadores poderão usufruir de taxa reduzida na Google Play Store

As informações, presentes no Google Developers Blog, indicam que a taxa aplicada às receitas provenientes de serviços de subscrição baixou de 30% para 15%. Isto significa que os criadores de conteúdo poderão amealhar mais 15%. Aqui a matemática é bastante simples.

Contudo...e porque há sempre um "mas", esta taxa reduzida só se aplicará quando o utilizador mantiver a sua subscrição durante pelo menos 12 meses. Só a partir daí é que a Google reduzirá a taxa cobrada.

Em suma, se fores um criador de conteúdos ou aplicações para a Google Play Store e se disponibilizares algum tipo de serviço de subscrição. Nesse caso continuarás a ser alvo de uma taxa de 30%. Isto durante os primeiros 12 meses da subscrição. Tempo contado a partir da aquisição do serviço / produto.

Depois desses 12 meses (prazo contíguo/ sem interrupções), então aí sim passarás a usufruir da taxa mais leve. Bem, no final de contas acabam por ser boas notícias, apesar de teres que cativar os teus utilizadores durante pelo menos 12 meses. As novas regras entrarão em vigor dentro de poucos dias.

E tu, neste momento tens alguma aplicação nesta loja oficial do Android? Mostra-nos o teu trabalho!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi consolida a sua posição perante a Samsung, Apple e Huawei

Exynos 9810 – este é o novo processador dos Samsung Galaxy S9

Nokia 6 2018 – ousado com realces laranja, eis o próximo Nokia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.