Home Android

Google Play Store com novo design que desafia as regras da Google?

Em causa estará a aplicação de um novo design que desafia as regras do Material Design actualmente em vigor.

Google Play Store
Algumas das mudanças vão contras as regras do Material Design da própria Google

A loja de Apps oficial do Android é a Google Play Store, isto já não será surpresa para nenhum dos nossos leitores mas o que hoje avançou a 9to5Google certamente será. Numa das mais recentes atualizações desta aplicação ou App, a gigante tecnológica de Mountain View estaria a testar um novo design que já chegou a alguns utilizadores.

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Contudo, as novidades não são isentas de alguma controvérsia uma vez que, segundo os beta testers deram de caras com aspecto que ia contra as regras da própria Google e do seu Material Design.

Regras estas que estão contidas num guia para que todos os programadores saibam que as suas Apps devem coincidir com o aspecto geral, com a filosofia de design aplicada neste momento pela Google aos seus serviços, o já referido Material Design, para que todo o ecossistema fique mais coeso.

Material Design une todas as plataformas e serviços da Google

Esta já não é a primeira vez que tal sucede e já há algumas semanas atrás alguns utilizadores tinham detectado um design algo diferente nesta Google Play Store.

Esta reforça de design que iria contra este Material Design estará agora a chegar a mais utilizadores à medida que a Apple Google Play Store é atualizada gradualmente em redor do mundo, tal como podem verificar aqui.

Google Play Store Andorid Loga Google
Conseguem reparar nas alterações?

Há algumas semanas atrás a Google começou a dividir as categorias da loja em separadores no topo, cada um para uma das suas categorias. Agora, debaixo de cada um desses separadores de topo teremos mais conteúdo, mais opções e em suma, uma maior possibilidade de escolher realmente aquilo que queres ver ou encontrar o que procuras.

Comparando com o atual sistema de carrossel, a nova abordagem pode até ir contra alguns dos princípios e regras do Material Design da Google mas acabam por ter um aspecto mais intuitivo e user friendly que acaba por encorajar o utilizador a passar mais algum tempo dentro da Google Play Store.

Está na altura de um novo Design para a Google Play Store?

Já na página principal terás, tal como agora, as Recomendações, as Mais Populares, Escolhas dos Editores, entre outras categorias. Aqui nada mudará, apenas alguns detalhes do seu design e apresentação.

Em suma, o novo design irá tentar fundir alguns dos menus secundários num só. Particularmente notável será mesmo o facto de este aspecto, estas regras de desenho não seguirem as regras e recomendações que a própria estabeleceu e que poderás consultar na íntegra, aqui.Google Play Store Andorid Loja Google

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais e muito mais conteúdo diário e atualizado.

Estará na altura de a Google adoptar uma nova filosofia de design? Seja na Play Store ou nos seus restantes serviços e Apps?

Outros assuntos relevantes:

Motorola – novo Moto Snap coloca a assistente Alexa no teu Moto Z

Nokia 7 já é oficial! Aposta na câmara “Bothie” e custa metade do Nokia 8

Xiaomi – Versão estável da MIUI 9 chegará muito em breve

ViaGoogle Play Store
Fonte9to5google
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).