Google Play Store recebe um novo visual com a última atualização (APK download)

Vitor Urbano
7 comentários

A nova atualização da Google Play Store já está disponível, e traz para todos os utilizadores as muitas novidades que haviam sido reveladas no mês passado.

O novo visual chega com a versão 15.1.24 da aplicação, e se ainda não a recebeste no teu smartphone, podes fazer já a atualização via APK.

Como instalar a nova versão da Play Store via APK

Instalar aplicações via APK é muito simples, e desde que o faças apenas para ficheiros baixados de fontes seguras, não representa nenhum risco para o teu smartphone. Neste caso, o ficheiro APK foi certificado pela Google e está alojado no Drive, de forma a garantir que passa por mais um processo de análise de segurança.

Primeiramente clica no logo da Play Store abaixo e aguarda uns segundos para começar a baixar. Convém teres o Google Drive instalado no teu smartphone.

  • Clica no logo da Play Store
  • Aguarda uns segundos para baixar a aplicação (ou és encaminhado para o Drive e clica em transferir)
  • Clica na notificação de "download efetuado com sucesso"
  • Se for a primeira vez que o fazes, dá autorizações ao Drive para instalar APK's
  • Clica nos típicos "seguinte" e "instalar"
  • Feito, já tens a nova versão da Play Store
  • PS: se estiveres pela nossa App, faz o download abaixo pelo Browser

Download da mais recente APK aqui

Google Play Store APK

Como ativar as novas alterações de visual

Para garantir que tens acesso ao novo visual, precisas apenas de realizar alguns passos para limpar o cache. Este processo é apenas necessário, porque mesmo com a nova versão, o teu smartphone continua a guardar informações em cache, que precisam ser 'limpas'.

  • Acede à lista de aplicações instaladas no teu smartphone através das definições

  • Procura a aplicação Google Play Store
  • Através da aba "Armazenamento", carrega no botão para "Limpar Cache"
  • Feito, quando abrires a Play Store novamente já terás o novo visual!

Quais os destaques no visual nesta atualização

Assim que abrires a aplicação, vai ser impossível não reparares nas alterações feitas na sua página principal. Agora, passar a ter disponível uma barra de navegação no fundo do ecrã, onde podes ter acesso às 4 secções principais da Play Store: Jogos, Apps, Filmes e Livros.

De forma a aumentar a produtividade quando estás a instalar aplicações, já não vais precisar de abrir a página de uma App para a instalares. Enquanto navegas pelas aplicações recomendadas ou através da pesquisa, basta realizares um clique prolongado na App para veres de imediato a opção "Instalar".

Material Design Google Play Store

Gestão de aplicações também recebe melhorias

Com a nova atualização, vais poder usufruir também de uma remodelada secção de gestão das tuas aplicações. A interface foi refinada, de forma a tornar-se mais simples e prático aceder às funcionalidades mais importantes.

  • Sugestões de aplicações que utilizas-te recentemente e já não estão instaladas no smartphone

  • Acesso facilitado às aplicações Beta em que estás registado
  • Fácil gestão de armazenamento através da aba "Instaladas"

Google Play Store material design

Em suma, todas as alterações de interface foram implementadas tendo dois claros objetivos, melhorar a produtividade dos utilizadores e simplificar a apresentação de conteúdos.

Esta foi possivelmente a maior atualização implementada na Google Play Store durante este processo de transição, onde foram aplicadas as alterações com base na linhas do Material Design 2.0.

Editores 4gnews recomendam:

7 comentários
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.