Google Play Store chega à China com o Nokia 6 2018

Rui Bacelar
Nokia 6 2018 smartphone Android Google Play Store
Foi recentemente apresentado o novo smartphone Android da HMD Global

Depois de ter sido apresentado de forma oficial no passado dia 5 de janeiro, o novo Nokia 6 2018 vem reforçar a posição da HMD Global no segmento intermédio. Com este novo smartphone Android a tecnológica reforça praticamente todos os aspectos do seu antecessor. Algo particularmente interessante é o facto de trazer a Google Play Store e demais serviços da Google a um país onde, por norma, estes são proibidos.

Desde o design até ao seu processador e demais componentes técnicos, este smartphone é um virar de página e uma nova aposta, bem ambiciosa. Agora, algo que só recentemente descobrimos foi o facto de ele já trazer os serviços da Google, na China. País tradicionalmente vedado a tais comodidades.

Vê ainda: “Xiaomi Mi 7 focar-se-á nestes dois fatores essenciais” – Lei Jun

Com efeito, este smartphone para já é exclusivo do mercado chinês. Tal como o seu antecessor seria primeiramente lançado no maior mercado mundial, chegaria depois a novos mercados em redor do mundo. Assim será com o Nokia 6 2018. Contudo, este dispositivo trouxe ainda outra surpresa.

Google Play Store e serviços Google na China graças ao Nokia 6 2018

Depois de aqui ter apontado que a HMD deveria ter utilizado o Android Oreo logo à partida e não a versão anterior. Eis que segundo a NPU e a PhoneArena, logo que faças o primeiro arranque do smartphone serás brindado com o novo Android Oreo 8.0.

É sem dúvida uma marca bem rápida no que diz respeito ao fornecimento destas atualizações! Algo que também deve verificar-se assim que o dispositivo seja disponibilizado em mais mercados. Pelo menos assim esperamos!

Note-que quando a marca anunciou este Nokia 6 2018, na lista oficial de características constava, e consta, o sistema operativo Android Nougat. Contudo, a própria marca também foi sucinta ao afirmar que a atualização para Oreo chegaria pouco depois.

Desta forma, da primeira vez que ligares o Nokia 6 2018, na eventualidade de ele chegar à Europa, terás logo o novo sistema operativo à tua espera. De momento não podemos confirmar pessoalmente esta hipótese. Contudo, os relatos acumulam-se e tendo em conta o histórico de atualizações da HMD, acabo por acreditar neles.

O Nokia 6 2018 foi recentemente anunciado
Google Play Store smartphone Nokia 6 2018 Android Oreo
O novo smartphone de gama média foi recentemente apresentado pela tecnológica finlandesa

Outro ponto bem peculiar é o facto deste Nokia 6 2018 dar a possibilidade aos seus utilizadores na China de instarem os serviços da Google. Para além da própria Google Play Store. Note-se que posteriormente não os poderão remover, pelo menos alguns deles.

Em suma, o utilizador poderá descarregar a APK da Google Play Store. Desta forma ficará assim com a tradicional loja de conteúdos do Android instalada. Também o seu antecessor, o Nokia 6 2017 receberia esta opção. Mais concretamente, mediante uma atualização que lhe chegaria posteriormente, em julho de 2017.

Estará este país a abrir-se lentamente à Google, à Google Play Store e seus serviços? Acredito que com a pressão de algumas construtoras os consumidores possam usufruir gradualmente desta benesse. Contudo, pelo menos para já é irresponsável fazer demasiadas previsões.

Este Nokia 6 2018 conta com o processador Qualcomm Snapdragon 630 de gama média. Traz ainda várias mudanças no design face à geração anterior e conta também com o OZO Audio e com a Bothie. Poderás ficar a saber mais sobre este dispositivo, aqui.

E tu, planeias adquirir este novo smartphone assim que chegue ao nosso mercado? Note-se que para já não existe qualquer previsão oficial de chegada à Europa ou a Portugal.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e S9+ terão várias opções de armazenamento e RAM

Sony Xperia XZ1 Premium, Xperia XZ1 Plus e XZ1s chegarão na MWC 2018

Huawei apostará no segmento de smartphones económicos em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).