Google Play Store: Niagara é um dos Launchers Android que vale a pena

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Durante os últimos tempos temos abordado aqui na 4gnews vários Launchers para os smartphones Android. Isto porque um dos principais pontos fortes do sistema operativo da Google é a grande possibilidade de personalização.

No entanto, gostos não se discutem, e tentamos sempre trazer para ti todas as aplicações que achamos relevantes e que valem a pena experimentar. Este Niagara Launcher está ainda em fase "Unreleased", mas já apresenta um enorme potencial.

Vê ainda: Google desenvolve um reCAPTCHA que promete não irritar utilizadores

É raro o dia que não me ponho pelo menos uns minutos a vasculhar a Google Play Store em busca de novas aplicações ou jogos que possam ter sido lançados recentemente, e ontem deparei-me com este novo Launcher.

Sei que os mais populares (Nova, Apex, Google, etc.) oferecem tudo o que qualquer utilizador pode precisar, mas continuo a achar fantástico quando surgem novas ofertas que apresentam uma abordagem totalmente diferente.

Niagara Launcher prima pela simplicidade e eficácia para se distinguir da concorrência

Por isso, desde ontem que o Niagara Launcher está ativo no meu smartphone Android e pela minha experiência até ao momento, parece que lá vai ficar durante tempo indefinido. Este launcher surpreendeu-me pela sua simplicidade e facilidade de encontrar tudo e mais alguma coisa.

Se és um daqueles utilizadores que adora personalizar e "brincar" com mil e uma opções, este não será o launcher para ti. O Niagara Launcher apresenta apenas as opções de personalização básicas para que o possas colocar um pouco à tua imagem, mas nada de revolucionário.

O que revoluciona é a forma como a sua interface organiza o teu smartphone. Na fase de configuração, vai-te ser pedido que seleciones as 8 aplicações que mais utilizas. Podes escolher mais, mas o resultado final não será tão prático quando desejado.

Estas aplicações vão ser apresentadas em forma de lista no teu homescreen, onde estará também presente o relógio e data (ambos com atalhos para as respetivas aplicações). À direita do ecrã vais encontrar as letras do alfabeto na vertical (podem ser 'escondidas') onde vais poder pesquisar todas as aplicações instaladas no teu smartphone Android.

A fluidez e facilidade de navegação em toda a interface com uma só mão é simplesmente deliciosa. Sinceramente, quando instalei o Niagara Launcher, não esperava gostar tanto da interface.

Depois da configuração inicial concluída, podes 'brincar' um pouco mais com as definições. Podes configurar o botão home para aceder diretamente à pesquisa de aplicações ou colocar um pequeno atalho para a aplicação Google.

Quando instalei este launcher, não tive propriamente a ler a sua descrição. Por isso, ao longo do dia, fui-me deparando com agradáveis surpresas. Por exemplo, a forma como as notificações surgem por baixo das aplicações 'favoritas' tornam extremamente fácil ler novas mensagens num piscar de olhos.

A abordagem minimalista do Niagara Launcher é uma verdadeira 'brisa de ar fresco' para qualquer Android

Outro detalhe interessante foi quando comecei a ouvir música no Spotify. Aparecendo uma espécie de widget no topo da lista, onde podia controlar a minha música.

Vale a pena relembrar que o Niagara Launcher está ainda em fase "Unreleased". E que os developers estão ainda a trabalhar no seu desenvolvimento, prometendo mais funcionalidades para breve.

Se este launcher já se encontra tão surpreendente nesta fase inicial, o que aí vem pode apenas ser ainda melhor. Por isso, certamente que não vais perder nada em experimentar uma nova abordagem à interface do teu Android. Especialmente porque é de borla!



Niagara Launcher


Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 8 Launchers Android grátis que tens de experimentar

Google Play Store: Hyperion é o novo launcher que tens de experimentar

Google Play Store: Lunar Launcher, tema minimalista que tens de instalar

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.