Google Play Store mostrará mais respeito pelos utilizadores de tablets Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O universo dos tablets Android esteve durante muitos anos longe da atenção da Google. A sensação é de que a empresa americana nunca deu o devido valor a este nicho de mercado, limitando-se a migrar o seu sistema operativo para ecrãs maiores.

Isso começou a mudar com o lançamento do Android 12L, uma versão pensada em tablets e smartphones dobráveis. No âmbito deste novo sistema operativo, chegam também novos comportamentos da Play Store neste género de equipamentos.

Play Store para tablets Android recebe novos métodos de filtragem de aplicações

As novidades foram anunciadas pela Google através do seu blog para programadores. Aí, a gigante americana deu a conhecer novos comportamentos para a sua loja de aplicações com o intuito de melhorar a experiência dos utilizadores de tablets Android.

Uma das novidades tem que ver com a classificação de aplicações na Play Store. Esta disposição de apps passará a reger-se por um conjunto de funcionalidades que a Google considera essenciais para uma boa experiência em tablets.

Aqui serão considerados aspetos como o suporte para a orientação da interface da aplicação em modo de paisagem e retrato, suporte para teclado ou caneta e outros. As aplicações que cumpram com estes requisitos serão posicionadas no topo das listagens da Play Store.

Os utilizadores passarão a ser confrontados com novos alertas para o caso de a aplicação que estiverem a instalar não cumpra com esses requisitos. Com efeito, os utilizadores serão alertados para o facto de a sua experiência poder não corresponder às expectativas.

A Google passará ainda a distinguir as avaliações das aplicações por plataformas. Ou seja, os utilizadores de tablets verão apenas as opiniões deixadas acerca do desempenho dessa aplicação no tablet.

Caso uma aplicação funcione na perfeição num smartphone, mas seja um desastre num tablet, os utilizadores passarão a ver apenas o último cenário. Deste modo, a Google garantirá que os utilizadores verão as opiniões que realmente interessam.

As novidades agora divulgadas começarão a surtir efeito durante os próximos meses. Como sempre, será uma disponibilização gradual e que poderá não ser recebida por todos os utilizadores em simultâneo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei estará a preparar capa para os Huawei P50 com conectividade 5G
  • ATgo é a nova app do Fisco para gestão da atividade profissional dos contribuintes
  • Netflix toma novas medidas para acabar com a partilha de contas
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.