Google Play Store recebe novo visual com base no Material Design 2.0

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Se tens um smartphone Android, ou até mesmo se apenas utilizas os serviços da empresa de Mountain View no teu computador, certamente que reparaste nas grandes mudanças de design em todos os seus serviços. Agora, chegou a vez da Google Play Store.

Após ter desenvolvido as novas linhas de design, apelidadas de Material Design 2.0, a empresa rapidamente começou a aplicá-las às todas as suas aplicações e serviços. Desta forma, consegue oferecer uma experiência de utilização familiar e homogénea em todo o seu ecossistema.

Vê ainda: Google Hangouts deverá chegar oficialmente ao fim em 2020

Ao longo deste ano, vimos a Google Play Store receber inúmeras alterações de design. No entanto, estas foram acontecendo de forma esporádica e inconsistente. Muitas das vezes, acabaram mesmo por estar ativas durante breves instantes.

Google Play Store recebe finalmente o antecipado 'facelift' com o Material Design 2.0

Todas estas pequenas alterações não passaram de simples testes feitos pela equipa de developers, com o objetivo de 'testar as águas' antes da chegada desta remodelação final.

O principal meio de navegação entre os vários menus da Google Play Store continua a ser a sua 'gaveta' de navegação presente no lado esquerdo do ecrã. No entanto, todos os items presentes nesta lista foram re-organizados e apresentam-se de forma muito mais simples e intuitiva.

Por exemplo, continuas a ter acesso às aplicações dedicadas para Filmes e Livros, mas já não vais ser capaz de pesquisar a sua biblioteca a partir da Play Store. De forma a retirar tanto destaque a estas aplicações externas, os seus ícones foram movidos para o fundo da lista.

Mais pontos de destaque na implementação do novo Material Design 2.0 podem ser encontrados quando acedes secções principais dentro da aplicação. Por exemplo, quando te encontras na secção "Minhas aplicações". A barra superior que anteriormente apresentava uma cor verde bastante forte. Passou a ficar muito mais neutra, sendo o branco a cor dominante.

Foram ainda implementadas algumas pequenas alterações na forma como alguns menus são apresentados e ligeiras mudanças também em ícones e esquemas de cores. Muito provavelmente a maioria dos utilizadores vai demorar algum tempo até que se aperceba de algumas das alterações.

A empresa está a lançar a atualização da Play Store de forma faseada e através dos seus servidores. Por isso não será preciso atualizares a aplicação. Certamente que irá chegar a todos os utilizadores durante os próximos dias.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 16 Apps Premium estão agora Grátis e tens de instalar!

Android Pie da Google estreia-se agora no HTC U11 Life

Google Maps: Nova versão traz mudanças de design à App (download)

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.