Google Play Store: As piores aplicações Android que deves evitar instalar

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store pode ser um local mágico ou terrível para o teu smartphone Android. Existem aplicações que fazem da nossa vida melhor e outras que acabam por arruinar a interação com que temos com o nosso smartphone.

Ou porque nos deixam o equipamento lento e a crashar, ou porque contam com malware que nos pode roubar as informações. Teoricamente o malware não é muito problemático se instalares as aplicações da Google Play Store.

Vê ainda: Smartphone lento? A culpa pode ser do cartão de memória!

A Google está constantemente atenta a desenvolvedores que estão a tentar roubar mais do que necessário. Apesar de às vezes lá passar uma ou outra, a maior parte das aplicações na Google Play Store são seguras para ser instaladas.

Todavia, o que quero aqui indicar como "piores aplicações" da Google Play Store não quero simplesmente dizer que são mal desenvolvidas ou tem gráficos maus. Estamos a falar de Apps que pedem permissões demais, que querem saber demais sobre a tua vida ou que não fazem o que não é indicado.

Cuidado com o que instalas na Google Play Store

Esta lista foi feita por um desenvolvedor com tempo livre nas mãos. O desenvolvedor decidiu analizar uma data de aplicações conhecidas e perceber os problemas e possíveis perigos de cada aplicação.

Se tens uma destas aplicações instaladas no teu smartphone pensa duas vezes se as queres ter. Há pelo menos uma que tens de certeza e chama-se Facebook. O Facebook é destacado por problemas de privacidade e permissões desnecessárias. Quando por exemplo, pedem permissões para aceder ao teu microfone sem necessidade para tal.

Vou tentar deixar isto o mais claro possível, assim sendo, vou-te deixar um gráfico idêntico ao que o desenvolvedor deixou na sua folha de excel que podes ver aqui.

Significado de cada sigla:

PI - Publicidades intrusivas. Aplicações que embora não tenham nada de "grave" usam demasiadas publicidades intrusivas que podem enganar a instalar algo novo.

SO - "Snake Oil" - Apps que dizem fazer uma coisa e, ou não fazem nada, ou não fazem o que dizem. Cuidado com estas.

PP - Problemas com Privacidade - O Facebook entra nestas por exemplo. Aplicações que querem saber mais sobre ti sem razão para isso.

PQ - Permissões questionáveis - Quando uma câmara fotográfica pede para ler os teus contactos tens de te questionar até que ponto é que é uma aplicação segura.

DM - Desenvolvedor maroto - Aplicações que são de um desenvolvedor que já tentou ter mais do que o que devia. Apesar das aplicações não indicarem que existe um problema, toma em conta antes de instalares.

Aplicações Android a evitar instalar no teu smartphone

Por isso já sabes. Se tens estas aplicações instaladas e as conseguires eliminar ou substituir por algo diferente, não penses duas vezes. Eu sei que o Facebook é complicado deixar de lado, contudo, desta forma ficas com a ideia que nem tudo é um mar de rosas.

Editores 4gnews recomendam:

GBoard: Nova funcionalidade deixa-te criar o teu Emoji!

Memória cheia no smartphone? Segue estes passos para resolver

3 passos simples para passar os contactos do iPhone para um Android

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.