Google Play Store utiliza Inteligência Artificial para detetar Malware

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A revelação foi feita por Adrian Ludwig, o diretor de segurança do sistema operativo Android, da Google durante a conferência Structure Security que teve lugar em São Francisco, Estados Unidos da América. Aqui, um dos temas mais discutidos foi a inteligência artificial que tem protegido a Google Play Store.

O futuro em que uma inteligência artificial podia cuidar da nossa segurança, ou pelo menos a segurança dos nossos smartphones Android, já é uma realidade e tenta proteger-nos de malware e outras ameaças.

Vê ainda: Elon Musk quer que foguetões substituam aviões em longas viagens

Nesta conferência dedicada ao futuro da segurança o executivo da Google e responsável máximo pela segurança do Android abordou vários temas em torno do combate às ameaças de malware (genericamente referidas como vírus) para dispositivos Android, revelando ainda várias estratégias para manter a Google Play Store limpa e segura.

Inteligência Artificial ao serviço da Google Play Store

Este novo sistema de segurança para a Google Play Store emprega um mecanismo de inteligência artificial capaz de aprender e de se treinar a partir de dados recolhidos pelo Google Play Services.

Dados que incluem o tipo de Apps instalados e removidos do dispositivo Android pouco depois, o tipo e função que cada App se propõe a fazer e quais são os recursos de sistema a que eles acedem.

É com base nestes vetores, nestes "ingredientes" que a Inteligência Artificial vai crescendo e vai aprendendo a identificar potenciais ameaças como o Malware (software malicioso) bem como a sua típica estratégia de acção e comportamento.

Segundo Ludwig, em declarações ao theregister, o Android tem ficado cada vez mais seguro a cada mês que passa. Há 6 meses atrás esta Inteligência Artificial era capaz de identificar apenas 5% de todas as ameaças de malware que eram propositadamente colocadas em frente a esta I.A.

Loja de Apps Android vê a sua segurança reforçada a cada dia que passa

O objectivo será no futuro esta inteligência artificial ser capaz de reconhecer automaticamente qualquer ameaça / malware que se tente introduzir na Google Play Store mas ainda serão necessários alguns anos de aprendizagem e reforço desta tecnologia.

Ludwig acrescenta que no início de 2017, 0,6% de todos os dispositivos Android continham algum tipo de malware ou vírus instalado. Desde que esta inteligência artificial entrou em funções na Google Play Store este número caiu para 0,25%.

Ouvimos todos os dias notícias sobre novas ameaças a serem encontrados dentro da loja oficial Google Play Store, por norma escondidas dentro de App e isto terá levado a casa mãe a tomar medidas mais sérias para controlar aquilo que entra e não entra nesta que é a loja de Apps mais popular do mundo.

E tu, com que frequência instalas uma nova App a partir desta loja oficial? Algumas vez sentiste a segurança do teu Android comprometida?

Outros assuntos relevantes:

ware para Android

GoPro Hero 6 Black – Conhece a nova GoPro com gravação 4K 60FPS

d Nougat chega finalmente ao Motorola Moto X Play no Brasil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.