Google Store poderá trazer o Pixel para Portugal já em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de aqui termos avançado que a expressão mais significativa em 2018, existem mais ilações a ser tiradas. Poderá a tecnológica norte-americana trazer o seu smartphone (Google Pixel) a mais países, mais mercados que durante este ano receberão a loja oficial do sistema Android, a Google Play Store? Neste momento o consumidor português só pode adquirir o Chromecast na aba "Dispositivos". Em 2018 isso pode mudar.

É certo e sabido que toda a sua assistente virtual, a Assistant e todo o hardware da fabricante que já incorpora esta mesma inteligência artificial (IA) são uma grande mais valia. Apesar de termos penado vários anos até que a tecnológica finalmente trouxesse o idioma português (Br e em breve Pt), dentro de pouco tempo poderemos dialogar com esta IA.

Vê ainda: d

A pouco e pouco temos visto esta mesma Google a trazer o seu hardware para mais alguns países. Começando pelo Home, a "casa" da sua Assistant. De igual forma, como também já demos a conhecer, são cada vez mais os idiomas que poderão utilizar e socorrer-se desta inteligência artificial.

Algo que me despertou a atenção foi esta pequena fuga de informação (fim do artigo) em que podemos ver um slide, uma imagem que escapou durante a DNI (Digital News Initiative). Esta iniciativa teve lugar em Amesterdão, na Holanda. O mapa que podem ver no final deste artigo engloba todos os países em que a tecnológica norte-americana quer apostar em 2018.

Google Play Store poderá trazer os Google Pixel para Portugal

A imagem chega-nos através do senhor Elger van der Wel que a partilhou através do seu Twitter. Note-se que a resolução da mesma é muito pobre e que Portugal pode não passar de uma província de Espanha. O preenchimento a azul representa o futuro da Google Play Store e poderá também representar a chegada dos Google Pixel a Portugal. Afinal de contas, com o novo centro físico em Oeiras, a presença da marca será cada vez mais sentida pelos portugueses.

Queremos os Pixel nesta ocidental praia lusitana

Em 2018 a Google Play Store e os seus serviços chegarão a um total de 52 países. Essa é a nova meta. Teremos também um total de 25 novos idiomas. Olhando para o mapa e partindo do pressuposto que Portugal não foi pintado por engano. Podemos assumir que o português será um dos próximos 25 idiomas? Quero acreditar que sim.

Comprarias um smartphone Google Pixel através da Google Play Store?

Ora, caso tal se venha a verificar, a tecnológica já não teria mais entraves ou razões para não trazer os seus Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL para Portugal.

Note-se que até à data, uma das principais razões (não oficiais), para a ausência dos Pixel em Portugal passava pela Assistant. Esta, e outros serviços da Google, não estavam disponíveis em português. Como tal, a tecnológica não disponibilizaria os seus smartphones no nosso país.

Agora, em 2018 poderemos finalmente usufruir de um portfólio completo de serviços Google com suporte para o nosso idioma. Desde a Google Play Store para as aplicações, ao hardware da norte-americana. Sobretudo com a presença física da marca em Portugal (Oeiras). Poderão existir ainda alguns entraves para a distribuição dos Pixel no nosso país?

Com a Assistant em português, poderemos ter um Pixel em Portugal?

Infelizmente não posso terminar este artigo com uma resposta definitiva e sem dúvidas. Apesar de acreditar que Portugal reúna finalmente todos os requisitos para poder usufruir dos Google Pixel, continuamos sem saber se estes chegarão à nossa Google Play Store. Mais ainda, estaria o público português pronto e ávido para comprar smartphones através desta mesma Google Play Store?

É apenas uma questão de tempo...

Termino este pequeno artigo de reflexão com uma única certeza. Os Google Pixel podem chegar ao nosso cantinho lusitano mas ainda vão demorar. A tecnológica precisa de criar toda uma infraestrutura de suporte, não só para o Pixel mas também para os futuros consumidores. Refiro-me aqui à assistência pós-venda, ao apoio ao consumidor, às linhas de ajuda, etc.

Em seguida seria necessário dar a conhecer o produto aos portugueses. Não me refiro a mim ou a ti mas ao público em geral. Aqui a tecnológica teria uma tarefa mais fácil, bastaria uma ou outra publicidade no seu motor de pesquisa para milhões de portugueses conhecerem o Pixel. Algo que sem sombra de dúvida ainda demoraria vários meses.

Pessoalmente acredito que não. A tecnológia estará finalmente preparada para trazer os seus Pixel e Pixel XL (possivelmente os de 3ª geração) para o nosso país. O seu preço está quase ao nível dos iPhone's da Apple. É certo que são topos de gama (flagships) mas, sobretudo pelo seu preço, não seria uma venda fácil...

E tu, comprarias um destes smartphones?

Assuntos relevantes na 4gnews:

alaxy S9. Prepara-te para fechar os olhos…

Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S8 – Vê as diferenças na câmara

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.