O Google está a lançar um novo recurso de inteligência artificial na Play Store chamado “Ask Play”, que funciona como um assistente pessoal para responder dúvidas sobre aplicações, conforme descreve a empresa nas notas de lançamento da versão v49.3 da plataforma. A novidade integra a tecnologia de IA Gemini diretamente na loja, permitindo que os utilizadores façam perguntas específicas sobre qualquer app compatível, sem precisarem de sair da Play Store.
O recurso já havia sido identificado em maio deste ano pelo Android Authority, mas só agora deve começar a ser implementado de forma mais ampla na Play Store.
Com o Ask Play, os utilizadores podem digitar perguntas personalizadas ou escolher entre perguntas sugeridas. A IA oferece respostas que vão desde dicas de utilização até explicações detalhadas de funcionalidades. Por exemplo, é possível perguntar desde “Como uso esta app?” até questões mais específicas, como realizar denúncias de jogos. As respostas aparecem na própria página da aplicação, logo abaixo do botão “Instalar”.
Ainda assim, o Ask Play ainda não está disponível para todas as aplicações. Alguns apps, incluindo títulos do próprio Google, como YouTube e Pesquisa, ainda não oferecem suporte ao recurso. Além disso, por se tratar de respostas geradas por IA, nem sempre será possível obter informações completas, como valores de assinaturas de determinadas aplicações.
O Google não anunciou oficialmente os países em que o recurso será lançado primeiro, mas a expectativa é de que a implementação inicial comece pelos Estados Unidos.