Google Play Store começa a bloquear pesquisas sobre o Coronavírus!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Assim como acontece em tantas outras situações, o assustador surto do Coronavírus que está agora a "invadir" a Europa fez com que o número de pesquisas nas mais variadas plataformas crescesse de forma incontrolável. Seja no motor de pesquisa Google ou na própria Google Play Store, o número de pesquisas utilizando termos relacionados com o vírus aumentaram de forma impressionante.

Infelizmente, muitas pessoas acabam por tentar tirar proveito desta "fragilidade" da sociedade, aproveitando este aumento no número de pesquisas para difundir informações falsas ou aplicações de propósitos duvidosos. Para já, não é possível confirmar com certeza o principal objetivo da empresa, mas foi confirmado que pesquisas com diversos termos relacionados com o Coronavírus deixaram de apresentar resultados.

Google Play Store tenta controlar a difusão de Apps enganosas relacionadas com o Coronavírus

Esta é uma acção recente, visto que os mesmos termos funcionavam ainda ontem, apresentando resultados de jogos e aplicações que alegadamente estariam relacionados com o vírus. Aparentemente, apesar dos esforços da Google na aplicação deste bloqueio a diversas combinações de termos, parece que alguns continuam a apresentar resultados.

Muitas das aplicações apresentadas nestes resultados são claramente "fraudes", que acabam por apresentar informações pouco fiáveis sobre o vírus ou até mesmo prometer "curas milagrosas" para o mesmo. Como seria de esperar, estas estão minadas de publicidade de forma a conseguir gerar receitas rápidas.

Infelizmente, todas elas apresentam já vários milhares de downloads, comprovando que neste tipo de situações, os utilizadores continuam a não utilizar o seu senso comum para filtrar as Apps que instalam nos seus smartphones.

Google poderá acabar por dar destaque a aplicações manualmente selecionadas

Em vez de eliminar por completo todos os resultados de pesquisa que estejam relacionados com o Coronavírus, esta poderá ser apenas uma etapa intermédia para a estratégia da Google.

Ainda que as aplicações fraudulentas sejam mais que muitas, continuam a existir várias opções desenvolvidas por fontes credíveis que podem realmente oferecer aos utilizadores informações úteis sobre este vírus.

Por isso, é possível que a Google esteja atualmente a realizar uma filtragem manual das aplicações que ofereçam real valor aos utilizadores, evitando a difusão de informações enganosas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google I/O deste ano é cancelada devido ao Coronavírus
  • Google Pixel 4a: imagem real do smartphone confirma o design que todos querem
  • Android 11 vai integrar alertas de carregamento sem fios. Entende como
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.