Google Play Store: Clean Master e mais 7 apps classificadas como fraude

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Clean Master é uma das Apps mais conhecidas da Google Play Store. Ainda que a aplicação não faça nada demais, é uma App que conta com mais de mil milhões de downloads e instalações. Ou seja, podemos dizer que é popular no mundo Android.

Hoje foi reportado que a empresa por trás do Clean Master está a praticar formas fraudulentas de forma a ganhar mais dinheiro.

Vê ainda: Bug no Facebook Messenger está a enfurecer utilizadores

Este não é um processo simples de explicar, assim sendo, vou tentar ser o mais claro possível. Esta fraude aconteceu diretamente para outros desenvolvedores e não para os utilizadores, ainda assim, as Apps da Cheetah Mobile (criadora do Clean Master) são das que mais instalações tem na Google Play Store e deves ter cuidado com elas.

Todas estas Apps têm mais de dois mil milhões de instalações na Google Play Store

Se tens um Clean Master no teu smartphone trata de o desinstalar. A aplicação não faz nada que o teu smartphone não faça. Limpar a RAM é simples e se queres limpar ficheiros antigos instala antes o Files Go da Google e apagas ficheiros antigos e corrompidos.

As Apps da Cheetah Mobile, como por exemplo o Clean Master, Security Master ou até Battery Doctor (que já foi removida) foram identificadas como fraudulentas.

As aplicações monitorizavam a utilização dos seus utilizadores de forma demasiado agressiva solicitando mais acessos do que precisavam. Com estes acessos as Apps conseguiam alterar determinados parâmetros que enganavam as publicidades e muitos outros desenvolvedores.

Clean Master é a mais popular de todas

Vou ser ainda mais concreto e pôr isto de forma mais simples porque este é um problema complexo.

Por exemplo:

Imagina que tinhas o Clean Master instalado e dentro da aplicação vês uma publicidade de um launcher novo na Google Play Store. Esse launcher era de um desenvolvedor que pagou à Cheetah Mobile de forma a publicitar na sua aplicação. Se clicavas nesse launcher e instalavas o launcher, a Cheetah Mobile ganhava uma comissão de instalação paga pelo desenvolvedor que fez a publicidade. Até aqui tudo bem. Contudo, a fraude começa a seguir.

Se fosses à Google Play Store e instalasses esse mesmo launcher se sequer teres visto a publicidade, a aplicação do Clean Master ia ver que instalaste a aplicação e indicar ao desenvolvedor do launcher que só instalaste a aplicação porque clicaste no link deles. Algo que não aconteceu.

Ou seja, a aplicação estava a enganar o utilizador e a monitorizar as tuas instalações sem permissões para tal.

Processo de fraude explicado nas imagens

O gráfico que podes ver acima explica-te de uma forma simples também aquilo que descrevi.

Este é um problema grave e são mais de 8 aplicações com mais de 2 mil milhões de downloads com este problema. Assim sendo, se tens uma das aplicações referidas abaixo, trata de as eliminar.

Apps que tens de desinstalar do teu smartphone

  • Clean Master - desinstala a aplicação aqui
  • Security Master - desinstala a aplicação aqui
  • CM Launcher 3D - desinstala a aplicação aqui
  • Kika Keyboard - desinstala a aplicação aqui
  • Battery Doctor - Retirada da Google Play Store
  • Cheetah Keyboard - desinstala a aplicação aqui
  • CM Locker - Retirada da Google Play Store
  • CM File Manager - desinstala a aplicação aqui

Em suma, esta já não é a primeira vez que a Google Play Store se mostra frágil a problemas de fraude por parte dos desenvolvedores.

A Google não está a conseguir encontrar todas as manhas das aplicações e isso não é bom para o utilizador. Esperemos apenas que os utilizadores comecem a aprender que nenhum "Clean Master" lhe vai melhorar o smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Chrome para Android deverá receber navegação por gestos

Xiaomi revela fechadura inteligente que mal vejo a hora para comprar!

Gboard tem finalmente um concorrente à altura com o Chrooma

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.