Google Play Store é o novo alvo para mineração de BitCoin - TrenMicro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mineração não declarada de criptomoeadas como o BitCoin é uma das mais recentes tendências e também uma das mais preocupantes. Com o valor do BitCoin a subir praticamente de dia para dia, tal como podem ver trendmicro através do seu blog oficial já foram encontradas várias aplicações (Apps) aparentemente inofensivas na Google Play Store e que mais não são do que um meio para utilizar o teu smartphone ou tablet Android como máquina de mineração da BitCoin.

Apps de mineração de BitCoin foram detectadas na Google Play Store

Tal como noticiamos aqui noticiamos em que um grande número de Samsung Galaxy S5's foram utilizados para o efeito, dificilmente terás uma produção minimamente rentável de BitCoin.

Mesmo assim, tal não terá impedido certas mentes menos altruístas de criar várias aplicações aparentemente inofensivas que mais não passam do que máscaras para o programa de mineração destas criptomoedas.

À medida que a popularidade do BitCoin aumenta, a Google Play Store pode ser um novo alvo - Trendmicro

Os efeitos para os consumidores são imperceptíveis ao início mas, a pouco e pouco, sentirás o teu smartphone ou tablet mais lento, a sua bateria durará muito menos e começarás a notar um maior desgaste no equipamento.

Note-se que estas aplicações vão exigir o rendimento máximo do hardware do dispositivo e isto, em pouco tempo, causará danos de desgaste nos teus dispositivos ao executarem estas Apps que qualquer pessoa poderá descarregar a partir da Google Play Store.

A denúncia foi feita pelos peritos de segurança da Olhar Digital - não existem vírus para Android mas sim Malware. Este código injectado nas Apps seria, quanto muito, um Malware.

Google já foi informada desta ocorrência

Em questão está a presença de Apps com capacidades de mineração de BitCoin não declarada ao utilizador que descarrega e instala estas Apps, todas elas presentes na loja oficial do Android, a Google Play Store.

As aplicações detectadas pela ANDROIDOS_KAGECOIN, uma das antigas ameaças declaradas e entretanto já neutralizadas.

A TrendMicro já terá avisado a Google da existência desta ameaça, ou melhor, ilegalidade para que a gigante tecnológica possa prontamente remover estas Apps da sua loja e melhorar assim a segurança da mesma.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d deviam ter

d One já é oficial e chegará à Europa

Redmi Y1 e Redmi Y1 Lite anunciados oficialmente!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.