Google Play Store mudará o sistema de classificação de Apps do Android

Rui Bacelar
Google Play Store Rating
A Google estará a conceber um novo sistema de avaliação para as Apps da sua Play Store - crédito da imagem : 9to5google

A loja oficial de Apps do Android, a Google Play Store, está em constante renovação com novas ideias, ferramentas e abordagens a serem testadas continuamente pela gigante de Mountain View. Algumas delas são posteriormente aplicadas através de atualizações que chegam ao utilizador comum.

Vê ainda: Google Play Store com 21 Apps temporariamente gratuitas para Android

Agora, segundo avança o site 9to5google, o blog hdblog entre outras publicações menores, a mais popular de aplicações para qualquer dispositivo Android poderá sofrer alterações significativas ao modelo de avaliação e apresentação das Apps do Android e será o utilizador comum quem mais beneficiará das novidades!

As alterações serão bem visíveis dentro da Google Play Store

De forma a melhor salientar as melhores Apps do Android dentro de cada categoria, a plataforma Google Play Store vai destacar o conteúdo que tiver uma melhor classificação para que o utilizador final saiba que está na presença de uma das melhores Apps dentro de cada género / categoria.

Em seguida podemos observar um exemplo de Apps do Android já com o novo identificador da categoria a que pertencem e do lugar que ocupam dento do ranking da respectiva categoria:

Google Play Store Apps do Android
O novo sistema de "Tops" nas Apps do Android

Este novo sistema de classificação surge após uma recente alteração ao design e aspecto da organização dos conteúdos de acordo com os vários tipos de conteúdo e suporte físico a que se destinam.

Cada uma das Apps do Android terá a identificação do lugar que ocupam no ranking da respectiva categoria, por exemplo o #1 em Jogos, o #4 em produtividade e assim sucessivamente. Caso o utilizador clique neste novo identificador será levado para a página com a tabela da categoria onde constarão as melhores e piores Apps do Android em cada área.

As categorias de Apps do Android serão as seguintes:

  • Top Grátis
  • Top Mais rentáveis
  • Top Popular
  • Top Pagas

Cada tabela de Ranking apresentará as 10 melhores Apps de cada categoria e isto será particularmente útil para o utilizador comum uma vez que este poderá facilmente aperceber-se de quais são as melhores aplicações para o efeito pretendido.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Esta mudança será aplicada e distribuída gradualmente para a Google Play Store, provavelmente com as próximas atualizações desta App. Assim que tivermos mais informações sobre o assunto serão os primeiros a saber.

Qual a tua opinião sobre este novo classificação de Apps do Android?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy A3 (2016): Atualização repara um erro bem inconveniente

Google removeu discretamente o Android Wear da Google Play Store

Google Pixel 2 e Pixel 2 XL entrarão em modo de silêncio enquanto conduzes

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.