comscore comscore
Home Android

Google Play Store e App Store alojam App de perseguição às mulheres

A Google Play Store a Apple App Store estão debaixo de fogo por alojar uma aplicação da Arábia Saudita que basicamente persegue as mulheres.

A aplicação, Absher, foi feita pelo ministro do interior, dá aos homens a possibilidade de monitorizar onde é que as mulheres andam e revocar autorizações do passaporte para sair do país sem autorização do seu marido.

Google Play Store e App Store alojam App de perseguição às mulheres

Podemos discutir o quão a cultura é diferente. Ou que os costumes são “questionáveis” na nossa cultura. Contudo, a Apple e a Google estão constantemente a promover a igualdade de direitos. No entanto, deixam entrar na Google Play Store e Apple App Store uma aplicação que tira (literalmente) o direito à mulher.

Aplicação tem mais de 1 milhão de downloads na Google Play Store e Apple App Store

Esta situação deixou obviamente o mundo revoltado. Quando o marido decide ligar a mulher a esta aplicação, pode ativar notificações por SMS para saber exatamente onde é que a mulher anda.

Ademais, ao associar o seu número de passaporte, pode facilmente negar a saída da mulher do país porque ele não deu a autorização para tal.

Já para não bastar, a aplicação determina ainda quantas “jornadas” é que a mulher é autorizada a fazer. Se fizer mais do que é suposto… Pois bem, cabe ao homem decidir o que fazer.

Os Direitos Humanos referiram ao InsiderA Apple e o Google têm regras contra aplicações que facilitam ameaças e assédio. Apps como esta podem facilitar os abusos dos direitos humanos, incluindo a discriminação contra as mulheres”.

Já a Amnistia Internacional referiu ao mesmo jornal que este era “outro exemplo de como o governo da Arábia Saudita produziu ferramentas para limitar as liberdades das mulheres”.

A Google e a Apple ainda não se pronunciaram face à situação. Entretanto, esta aplicação conta com mais de 1 milhão de downloads. Ou seja, 1 milhão de mulheres que são constantemente vigiadas sem ter a opção de dizer que não.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei P30 Pro terá uma versão exclusiva para a Europa

Google Maps trará em breve direções em realidade aumentada

Fallout 76: Bug coloca jogadores num Vault “selado”

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.