Google Play Store: Remove já estas aplicações infetadas com Spyware

Filipe Alves

Google Play Store: Remove já estas aplicações infetadas com SpywareA Google Play Store até pode ser o local mais seguro para baixar aplicações Android, contudo, não é perfeita. A Google vai melhorando a segurança da aplicação com atualizações constantes mas mesmo assim há aplicações que passam por baixo do radar.

Algumas destas aplicações tem malware, outras spyware. O malware é um pouco mais preocupante que o spyware, contudo, não deves levar de ânimo leve nenhuma delas.

Vê ainda: Xiaomi Mi 8 SE: Xiaomi apresenta uma nova variante do smartphone

O malware tem normalmente o objetivo de aceder ao teu smartphone em alguma forma instalando ou roubando informações privadas. Já o Spyware quer saber mais sobre ti e vender os teus dados a empresas que estejam dispostas a pagar por tal.

A Adguard encontrou algumas aplicações na Google Play Store com spyware. Aliás a Adguard foi ainda mais longe e chegou mesmo a encontrar extensões para o Google Chrome e Firefox que também estão afetadas.

Google Play Store continua a ser o local mais seguro para instalares as tuas aplicações

Se tens alguma destas extensões ou Apps desinstala-as o mais depressa possível. As aplicações foram retiradas das lojas de aplicações e extensões, contudo, não se desinstalam do teu smartphone ou computador sozinhas.

Volto a referir que a Google Play Store continua a ser dos locais mais seguros que tens para instalar Apps. Mantém a tua aplicação da Play Store atualizada e estarás maioritariamente seguro. Evita aplicações de desenvolvedores desconhecidos ou tenham poucas reviews.

Todas estas aplicações foram retiradas da Google Play Store, porém, como referi, não se desinstalam do teu smartphone sozinhas.

Extensões infetadas:

As extensões também foram retiradas das lojas oficiais, porém, tal como as aplicações Android precisam de ser retiradas do teu browser.

Cuidado com o que instalas no smartphone e no computador. Ninguém dá nada a ninguém. Se o serviço é grátis, lembra-te que eles gostam de ter algo em troca.

Na 4gnews oferecemos-te as notícias de borla e aquilo que pedimos em troca é que simplesmente desatives o adblock. Não introduzimos publicidades intrusivas. Lembra-te que é complicado crescer como independente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Revolucionário OPPO Find X desilude no teste de resistência

Huawei Honor Note 10: Capacidade da bateria é oficialmente revelada

Samsung volta a atacar a Apple em novas publicidades

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.