Google Play Store: Remove já estas aplicações infetadas com Spyware

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store até pode ser o local mais seguro para baixar aplicações Android, contudo, não é perfeita. A Google vai melhorando a segurança da aplicação com atualizações constantes mas mesmo assim há aplicações que passam por baixo do radar.

Algumas destas aplicações tem malware, outras spyware. O malware é um pouco mais preocupante que o spyware, contudo, não deves levar de ânimo leve nenhuma delas.

Vê ainda: Xiaomi Mi 8 SE: Xiaomi apresenta uma nova variante do smartphone

O malware tem normalmente o objetivo de aceder ao teu smartphone em alguma forma instalando ou roubando informações privadas. Já o Spyware quer saber mais sobre ti e vender os teus dados a empresas que estejam dispostas a pagar por tal.

A Adguard encontrou algumas aplicações na Google Play Store com spyware. Aliás a Adguard foi ainda mais longe e chegou mesmo a encontrar extensões para o Google Chrome e Firefox que também estão afetadas.

Google Play Store continua a ser o local mais seguro para instalares as tuas aplicações

Se tens alguma destas extensões ou Apps desinstala-as o mais depressa possível. As aplicações foram retiradas das lojas de aplicações e extensões, contudo, não se desinstalam do teu smartphone ou computador sozinhas.

Volto a referir que a Google Play Store continua a ser dos locais mais seguros que tens para instalar Apps. Mantém a tua aplicação da Play Store atualizada e estarás maioritariamente seguro. Evita aplicações de desenvolvedores desconhecidos ou tenham poucas reviews.

  • Speed BOOSTER - mais de 5,000,000 de instalações
  • Battery Saver - mais de 1,000,000 de instalações
  • AppLock | Privacy Protector -mais de 500,000 de instalações
  • Clean Droid - mais de 500,000 de instalações

Todas estas aplicações foram retiradas da Google Play Store, porém, como referi, não se desinstalam do teu smartphone sozinhas.

Extensões infetadas:

  • Block Site - E todas as extensões
  • AdblockPrime - E todas as extensões

As extensões também foram retiradas das lojas oficiais, porém, tal como as aplicações Android precisam de ser retiradas do teu browser.

Cuidado com o que instalas no smartphone e no computador. Ninguém dá nada a ninguém. Se o serviço é grátis, lembra-te que eles gostam de ter algo em troca.

Na 4gnews oferecemos-te as notícias de borla e aquilo que pedimos em troca é que simplesmente desatives o adblock. Não introduzimos publicidades intrusivas. Lembra-te que é complicado crescer como independente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Revolucionário OPPO Find X desilude no teste de resistência

Huawei Honor Note 10: Capacidade da bateria é oficialmente revelada

Samsung volta a atacar a Apple em novas publicidades

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.