Google Play Store: Milhões de reviews e aplicações já foram removidas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store é a maior loja de Apps para smartphones, albergando vários milhões de aplicações e jogos que os utilizadores podem facilmente realizar o download para os seus smartphones Android.

No entanto, a sua gigante biblioteca acaba também por trazer várias complicações. Sem dúvida que a maior de todas é a grande dificuldade em manter padrões de qualidade e controlo elevados.

Vê ainda: Google Assistant vai agora ajudar-te ainda mais quando viajares

Como deves imaginar, não deve ser fácil manter vários milhões de aplicações debaixo de olho. Por isso, muitas ações indesejadas acabam por passar despercebidas. No entanto, a empresa está empenhada em melhorar o nível dos conteúdos presentes na sua loja de Apps, introduzindo um novo sistema anti-spam.

Google Play Store remove milhões de reviews graças a novo sistema anti-spam

A implementação deste novo sistema 'de limpeza' já começou a apresentar resultados práticos surpreendentes. Num espaço de tempo relativamente curto, este novo sistema conseguiu identificar e remover vários milhões de reviews e classificações, adquiridas de forma desonesta.

Como consequência, foram milhares as aplicações que acabaram por ser banidas da Google Play Store. Este é o tipo de intervenção que já se deveria ter tornado uma prática corrente há vários anos.

Na grande maioria das situações, existem duas formas de adquirir este tipo de classificações. Podem ser obtidas através da compra de classificações em massa através das populares 'click farms', ou, através do incentivo através da oferta de recompensas in-game.

A empresa refere que este sistema anti-spam tem como base um algoritmo de aprendizagem mecânica, mas que não se baseia apenas neste algoritmo. Em 2018 foi criada uma equipa chamada 'Google Play Trust & Safety', que tem a responsabilidade de analisar minuciosamente atividades suspeitas na Play Store, de forma a conseguir melhorar gradualmente todo este complexo sistema.

Para além disso, a Google pede ainda ajuda aos seus utilizadores e developers, para denunciarem qualquer tipo de acção suspeita no que respeita à classificação e revisão de aplicações. Certamente que todo este sistema se irá tornar muito mais capaz e eficiente ao longo dos próximos tempos.

Editores 4gews recomendam:

13 aplicações e jogos Premium que estão Grátis na Google Play Store!

Aplicação Google começa a receber novo design com Material Design 2.0

Google Chrome para Android começa a receber o novo botão

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.