Google Play Store começa a recomendar aplicações "Lite"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

As aplicações "Lite" não são novas na Google Play Store. A loja de aplicações do sistema operativo Android é a maior do mundo e a escolha é variada. Aliás, se gostas de aplicações vais certamente gostar da nossa rubrica de "aplicações temporariamente grátis" para o sistema da Google.

São muitas as aplicações "Lite" na Google Play Store, porém, nem todas são oficiais. Por isso mesmo, muitos argumentam que esta indicação das apps "Lite" é um erro que a empresa de Mountain View pretende corrigir em breve.

Vê ainda: Android. Sony Xperia XZ2 sobe 50€ no seu preço em Portugal

Aplicações como o Facebook, Messenger ou até o Skype tem a sua versão "Lite". Estas versões são normalmente mais leves de forma a não pesar em demasia em smartphones com menos especificações.

Já lá vai o tempo em que um equipamento barato Android demorava 30 segundos para abrir o Facebook. Estes utilizadores encontraram a solução para os seus smartphones instalando a versão Lite. Para além de ser mais pequena a nível de tamanho ocupado na memória, consome menos recursos que a aplicação "normal".

Google Play Store a recomendar aplicações "lite"? Não era má ideia para smartphones de entrada

Alguns utilizadores depararam-se com a indicação na Google Play Store a indicar "Existe uma versão Lite desta aplicação" aquando o download de uma app com possibilidade de tal.

Infelizmente nem todos os utilizadores conseguem ver esta mensagem, o que leva os tais a pensar que pode ser um erro da empresa americana.

A Google está a investir forte no sistema operativo destinado para equipamentos de gama-baixa. O Android Go é exemplo disso mesmo. Um sistema capaz de correr perfeitamente num smartphone com apenas 512MB de memória RAM.

Vamos lá ver até que ponto é que esta funcionalidade começa, ou não, a ser normal na loja de aplicações da Google. Na minha opinião, é sem duvida uma maior valia.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Facebook e o histórico de chamadas e SMS’s dos utilizadores Android

A Xiaomi não precisa dos melhores preços para ter sucesso em Portugal

Samsung Galaxy Note 9 poderá chegar mais cedo do que o esperado

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.