Google Play Store poderá alertar-te quando faltar espaço no smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store é o local ideal para encontrares novas aplicações (apps) bem como filmes, música e muito mais. Todo um enorme mundo de conteúdos para que possas tirar o máximo proveito do teu dispositivo móvel Android.

Nesse sentido, vemos a fabricante norte-americana (Google), a testar continuamente novas funcionalidades. Pequenos incrementos. Grandes alterações. Ligeiros retoques ou simplesmente correções de erros para este seu hub de conteúdos para dispositivos móveis.

Vê ainda - Chrome 71: Chegou o novo browser com novidades relevantes

Por conseguinte vemos agora a publicação AndroidPolice a noticiar uma das possíveis novas funcionalidades da Google Play Store. Graças a uma sugestão anónima de um dos seus leitores, a loja de conteúdos para Android poderá dar-te um novo alerta.

Em primeiro lugar, sempre que o teu nível de armazenamento interno (memória) seja baixo, a própria loja poderá dar-te o alerta. Em suma, sempre que estiveres a ficar sem espaço, será a própria Google Play Store a alertar-te do facto.

Uma nova função da Google Play Store?

Em segundo lugar, neste momento a nova característica da Google Play Store parece ter chegado a um número muito diminuto de utilizadores. Aliás, tal como era de esperar uma vez que a tecnológica norte-americana costuma testar novas funções junto de um grupo restrito de utilizadores. Desta forma pode na mesma obter o precioso Feedback e não arrisca expor "todo o mundo" a uma característica experimental que pode nunca implementar. Ainda assim, acredito que esta função pudesse ser uma mais valia para determinados utilizadores.

Em terceiro lugar, a nova característica foi detectada dentro das "Minhas Aplicações", separador que poderás encontrar dentro da loja em si. Aí dentro encontraríamos um novo gestor de armazenamento interno que nos avisaria caso a memória interna escasseasse.

Alerta automático de armazenamento baixo no teu Android

Todavia, esta mesma função, tal como supra-citado, para já ainda não se encontra disponível para o grande público. Isto é, está a ser testada junto de um pequeno número de utilizadores.

Em suma, teríamos um novo separador que nos diria quantos GB's ainda tens livre no teu smartphone Android. Assemelhando-se aqui a um centro interativo que te daria a possibilidade de libertar algum espaço ao remover apps detectadas pela Google Play Store.

Numa última nota, esta função foi detectada na versão 12.7.23 da aplicação da Google Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

O que precisas de saber antes de investir na placa de som

Spotify já recebeu a funcionalidade anual que os utilizadores tanto adoram

Aplicação do Google Duo tem mais um truque na manga

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.