Google Play Store vai ajudar-te a poupar espaço no teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Precisas de poupar espaço no teu smartphone ou tablet Android? O armazenamento interno está a ficar cheio? Queres instalar novas aplicações e já não consegues? Não te preocupes! Se tudo correr bem, em breve, será a própria Google Play Store a ajudar-te a libertar espaço do teu armazenamento interno.

É verdade! Tal como nos conta a 9to5google, a tecnológica norte-americana está a desenvolver novas opções e funcionalidades para auxiliar o utilizador a poupar espaço. Poderá ainda ajudar a libertar algum armazenamento interno. Para já é uma função que está em testes, se tudo correr bem, em breve poderá chegar ao teu Android. Entretanto poderás continuar a utilizar a aplicação Files Go, também ela desenvolvida pela Google.

Vê ainda: d

Segundo a fonte, a Google Play Store poderá receber funcionalidades semelhantes às que já encontramos na Files Go, aplicação que também te ajuda a poupar espaço. Todavia, para unificar os seus serviços e tornar a sua loja de aplicações e conteúdos ainda mais completa, esta hipótese estará atualmente a ser testada.

Mais concretamente, como nos conta a 9to5google, a nova funcionalidade da Google Play Store vai apresentar-te um novo cartão dentro do menu "As minhas aplicações". Aí, será apresentado um novo aviso quando precisares de poupar espaço, ou melhor, libertar alguma memória do teu armazenamento interno para instalar novas Apps. Desta vez, será mais útil.

Google Play Store vai ajudar-te a poupar espaço no teu Android

Até à data, quando o utilizador da plataforma Android era recebido com este omnipresente aviso a única alternativa. Uma só solução providenciada pela Google Play Store. Esta era sempre a remoção de uma ou outra aplicação. Até agora, ao clicar nesse aviso surgia uma pop-up que permitia ao utilizador Android remover aplicações com base no seu tamanho. Principalmente as aplicações de que já não necessitava ou raramente utilizava.

Agora, depois de implementadas as novidades, a Google Play Store avaliará as aplicações Android com base na sua frequência de utilização e não só pelo seu tamanho bruto. Será, uma forma de poupar espaço muito semelhante aquela que a Files Go já utiliza. A grande vantagem para o utilizador final, para o consumidor, será a organização, o facto de ter tudo junto num só local.

Tudo para te ajudar a poupar espaço no Android

De forma a agilizar todo o processo. Para que o utilizador não entre em pânico com o seu Android. Para que baste um simples clique ou toque no ecrã do seu Android para todo o processo se resolver. Para que poupar espaço não seja sinónimo de sacrifício e abdicação das maiores aplicações, a Google Play Store está atualmente a testar a nova função.

Funcionalidade esta que vejo com bons olhos sobretudo para dispositivos Android de gama de entrada. Ou até mesmo para alguns Android de gama média. Nem sempre o armazenamento abunda e se atualmente já encontras o Google Play Protect (filtro anti-malware) da Google Play Store nesse menu, em breve poderás encontrar algo mais. Esperemos que a tecnológica norte-americana seja sucinta e não demore muito a implementar as novidades.

Resta saber quando é que as novidades chegam à Google Play Store

Será muito bom para quem não quer perder tempo a cuidar do seu dispositivo. Ótimo para quem quer tudo num só local. Bom para quem procura uma solução rápida. Bom para quem não quer ganhar cabelos brancos só ao pensar que terá de poupar espaço no seu Android.

Caso seja bem executada e implementada, esta função pode tornar a fruição de um dispositivo Android em algo ainda mais positivo e simples. Sem "dramas" para poupar espaço.

Infelizmente, resta saber quando ou se é que esta função chegará aos consumidores. Para já podemos apenas avançar que estará a ser testada, confiando, claro, na palavra da 9to5google. Não sabemos se a tecnológica norte-americana vai implementar esta característica. Dependerá do seu grau de satisfação com os resultados obtidos.

Até lá, a Files Go continuará a ser uma das melhores soluções para Android

Podemos sim, indagar sobre o seu potencial. Esse, parece promissor para quem não quer recorrer a aplicações para poupar espaço no seu Android. Pessoalmente creio que seja algo bem positivo. É na Google Play Store onde instalamos as aplicações (e as atualizamos). Posto isto, também pode ser lá onde gerimos o espaço livre (ou a falta dele).

Por último, neste momento as novidades estão apenas ao alcance dos beta testers. São apenas testadas no lado da fábrica para os desenvolvedores apurarem aquilo que pode e deve ser melhorado. Todavia, com uma das próximas atualizações da aplicação Google Play Store poderemos ficar a conhecer esta nova opção.

Para já resta-nos esperar que a fase de testes chegue ao fim e claro, que a tecnológica dê a sua aprovação a esta nova função. E tu, o que achas das novidades? Seria uma ferramenta prática ou nem por isso?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Oreo 8.0 – EMUI 8.0

Mi 7 pode saltar fora do MWC 2018

OnePlus e Xiaomi dominam a Samsung e LG no Marketing Digital

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.