Google Play Store: Apps Android podem até saber o andar onde vives

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Com a controvérsia do Facebook e as informações fornecidas à Cambridge Analytica, nunca a preocupação face às nossas informações esteve tão alta. A Google Play Store e Apple App Store fazem um bom trabalho na eliminação de apps com malware, contudo, os desenvolvedores Android continuam a obter informações pouco vantajosas para o utilizador.

Não é certamente novidade para ti que ao instalares uma nova aplicação a app vai-te solicitar permissões. Algumas aplicações solicitam a localização GPS (como o caso da Uber ou Facebook) outras a câmara (Instagram ou Snapchat) e outras o acesso ao microfone (como por exemplo o Shazam).

Vê ainda: Análise: Impressora Epson Expression Premium XP-6000

Todas estas permissões são essenciais para uma melhor utilização das aplicações. Em determinadas situações a aplicação pode até não funcionar se não forneceres esses dados.

Contudo, são estas informações que valem dinheiro. Mais precisamente, a vendas das informações dos utilizadores a empresas de publicidade ou afins.

Google tem melhorado a segurança na Google Play Store

Ainda há uns tempos surgiu uma polémica com indicações que o Facebook gravava informações de chamadas e SMS's dos utilizadores Android. Este é um dos problemas que temos visto com as aplicações da Google Play Store.

Infelizmente a Google ainda não está tão severa quanto a Apple no que toca às restrições aos desenvolvedores. É aqui que a entrevista de Lauren Goode do Wired me deixou boquiaberto.

Num artigo sobre as nossas informações partilhadas com os desenvolvedores, Lauren teve acesso algumas informações preocupantes para os utilizadores Android. Na entrevista a um desenvolvedor, que preferiu manter o anonimato para proteger o seu trabalho e empresa onde trabalha, o entrevista informou que até acesso ao andar onde as pessoas estavam (ou viviam) tinham acesso.

Apps Android são as que mais permissões pedem

Pode-se ler: "Um desenvolvedor de aplicações Android, que pediu anonimato para não falar em nome da empresa, referiu que, quando concedes acesso à localização, os criadores de aplicativos podem obter informações sobre a altitude, para além das informações normais de localização. Isto significa que aplicações conseguem ter uma estimativa em que andar é que vives." Lauren Goode, Wired.

Espera-se que depois desta enorme polémica do Facebook, tanto a Apple como a Google tomem medidas. As aplicações da Google Play Store e Apple App Store podem até estar livre de malwares, porém, estão longe de oferecer a transparência necessária com a sociedade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

‘Crown’ é o nome de código do Samsung Galaxy Note 9

iPhone vs Android: São cada vez mais os que utilizam o smartphone da Apple

Este é o iPhone X em dourado que a Apple nunca lançou

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.