Google Play Store - Poupa espaço no teu Android com a Maps Go

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Enquanto publicação líder onde podes encontrar todas as informações sobre Android e iOS em primeira mão, já Files Go, um excelente gestor de ficheiros que pode libertar até 1GB de armazenamento do teu Android.

Google Play Store recebe agora a Maps Go para Android

Mas há mais. Muito mais! Aliás, chegaram hoje à Google Play Store as versões "Lite", ou melhor...as versões "Go" do Google Maps. Temos ainda as Apps ARCore e AR Stickers.

Estas últimas utilizam o motor de realidade aumentada para te colorir as paisagens reais com divertidos autocolantes e muita, muita cor. Infelizmente são um exclusivo para os smartphones Pixel. Poderás criar fotos divertidas com elas e montagens super-coloridas.

Caso não tenhas um smartphone Pixel poderás na mesma descarregar a Maps Go. É uma versão muito mais leve da tradicional Google Maps que já está disponível em mais de 70 países. Aliás, esta aplicação vai dar-te os horários dos autocarros e demais serviços de transporte públicos. Desta forma não voltarás a perder o autocarro. Espero eu!

Poderás também procurar por restaurantes, consultar horários dos transportes, ver avaliações, fotos dos locais e claro, muitas mais funções de pesquisa. Tudo isto são serviços básicos e refletem na perfeição a ideologia do Android Go. Apenas o necessário. Simples, leve e acima de tudo, eficaz!

Maps Go já chegou à Google Play Store do Android

Esta é a promessa de todo o Android Go e pelo que já experimentei do Maps Go, creio que vais gostar das suas funcionalidades. Para o utilizador comum será mais do que suficiente.

Caso estejas a passear por uma nova cidade, esta versão Go será bem melhor do que a versão normal. Gastará menos dados, menos bateria e até nos smartphones mais económicos funcionará na perfeição. Se tens um smartphone "barato", experimenta esta nova App.

Esta é uma filosofia que devemos aplaudir. A gigante tecnológica quer dar a todos os utilizadores da plataforma Android uma igual oportunidade para usufruir dos seus serviços. Democratizar o acesso e fruição da tecnologia e das suas benesses. Ora, nada representa melhor este objectivo do que a Files Go e a nova Maps Go. Duas das mais importantes Apps do novo Android Oreo "Go Edition".

Sem mais delongas, aqui ficam os links, as ligações onde poderás descarregar estas aplicações através da loja oficial do Android, a Google Play Store.

  • Maps Go - AQUI
  • AR Stickers
  • ARCore (pré-requisito para a app acima)

O mais peculiar de tudo é que a App Maps Go parece não estar disponível para os nossos topos de gama. Sim, para os smartphones com vários GB's de memória RAM. Uma pequena lição de humildade da Google. Dito isto, se tens um smartphone vintage ou económico então aproveita. Nós, privilegiados com um topo de gama não podemos.

Maps Go faz parte das aplicações padrão do Android Go

Em suma, esta nova aplicação de navegação vai-te ajudar a poupar o teu plano de dados além de prometer funcionar bem em dispositivos económicos.

Pretende dar a todos os utilizadores uma igual hipótese de acesso às melhores funcionalidades da gigante tecnológica. Mais ainda, trata-se de uma ferramenta extremamente útil. Principalmente quando viajas.

O serviço de mapas e navegação desta empresa é talvez o melhor do mundo. Agora, ficará disponível até mesmo para os smartphones mais económicos e isso é uma iniciativa simplesmente louvável.

Caso queiras, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais. Desde a página de YouTube. Aqui terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast. Para que assim possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.

Já experimentaste a Maps Go? A aplicação já está disponível na Google Play Store do Android

A interface desta nova App é simples, intuitiva e bastante familiar. Para além de te dar os horários dos transportes públicos, até mesmo em Portugal - eu sei que parece mentira.

Dá-te todas as informações que precisas. Digamos, os serviços mínimos de navegação mas de uma forma muito agradável e elegante. Acima de tudo, consome poucos recursos e isto significará que virtualmente qualquer smartphone a poderá utilizar.

Caso tenhas um smartphone com recursos limitados aconselho-te também a experimentar o gestor de ficheiros Files Go. Não te vais arrepender! E tu, já experimentaste a nova aplicação Maps Go? O que achaste do seu aspecto e funcionalidades? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, na secção dedicada aos comentários!

Assuntos relevantes na 4gnews:

É oficial! Apple confirma a compra da aplicação Shazam

d

amsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.