Home Android

Gmail Go já está disponível na Google Play Store para Android

Mais uma App "Go" a chegar à Google Play Store

Google Play Store Google Gmail email da Google App Android aplicação Gmail Go
O serviço de correio eletrónico vai mudar, para melhor! ©Leon Neal / Getty Images

A iniciativa Android “Go” foi apresentada há alguns meses atrás. Essencialmente consiste numa adaptação do Android Oreo para dispositivos baratos, com pouca memória RAM e especificações técnicas limitadas. Algo que demos aqui a conhecer, na 4gnews. Para que até mesmo smartphones com 1 ou menos GB’s de RAM possam ser minimamente fluídos. Para tal, chega agora uma nova aplicação “Go”, o Gmail Go que já “aterrou” na Google Play Store.

Inicialmente limitada aos dispositivos…limitados, o Android Go começa agora a ser mais permeável. Sobretudo nas aplicações que lhe pertencem. Aqui temos a Maps Go, a pesquisa Google, o Files Go, entre outras. A mais recente sendo a aplicação de correio eletrónico da tecnológica de Mountain View.

Vê ainda: Xiaomi, Android One, MIUI e Twitter, um erro que veio por bem?

Ao disponibilizar estas aplicações na loja oficial do Android, a Google dá assim a hipótese a todo e qualquer utilizador de experimentar estas aplicações mais…leves! São versões “Lite”, versões otimizadas para consumir menos recursos do smartphone onde são utilizadas.

Uma das questões que tem assolado os leitores é o papel exato dos dispositivos “Android Go”. Em boa verdade não existem. Pelo menos da mesma forma que conhecemos os dispositivos Android One. Pelo menos para já ainda nenhuma construtora adaptou os seus equipamentos à iniciativa “Go”.

Gmail Go já chegou à Google Play Store do Android

A seu tempo poderemos ver marcas como a BQ, Wiko ou Alcatel a transplantar esta versão otimizada para equipamentos básicos para as suas ofertas de gama baixa. Seria uma forma de garantir um nível mínimo de usabilidade. Pelo menos assim, passados alguns meses os dispositivos não deveriam apresentar sinais de lentidão. Tudo dependeria também do tipo de implementação do “Go” nos seus equipamentos.

Gmail GO Google Play Store
Versão “leve” do Gmail já chegou à loja oficial do sistema operativo Android.

Seja como for, nas últimas semanas temos visto cada vez mais aplicações “Go” a chegar à Google Play Store. Todos elas identificáveis pelo sufixo “Go”. São aplicações simplificadas, mais leves e que abdicam de algumas das funções das respectivas versões convencionais que já conhecemos.

Tal como nos conta a imprensa internacional, a Gmail Go é uma versão mais leve da aplicação de correio eletrónico que tão bem conhecemos. Foi desenhada para consumir menos recursos de hardware e para ser mais rápida. Tudo isto, mais uma vez, para melhorar a experiência dos consumidores que tenham dispositivos com características mais limitadas.

Pela descrição na Google Play Store da Gmail Go não parece existir diferença alguma relativamente à versão convencional da aplicação em si. Algo muito estranho porque até agora todas as aplicações “Go” deixavam cair alguns trunfos ou funcionalidades para operarem de forma mais expedita, leve e rápida.

A parte menos boa é o facto de não ter podido utilizar esta Gmail Go em qualquer um dos smartphones que por cá andam. Nenhum deles tem 1 ou menos GB’s de memória RAM portanto ficamos impedidos de a utilizar a aplicação. Podes aceder à aplicação AQUI, na Google Play Store.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Redmi Note 4 recebe o Project Treble do Android Oreo

Xiaomi. Smartphones da marca receberão conexão 5G em 2019

Android. Xiaomi Redmi Note 5 e 5 Plus revelam especificações e design

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).