Google Play Store altera ideologia de listagem das aplicações: sabe como

Bruno Coelho
Comentar

A Google Play Store acaba de mudar a sua ideologia de foco mais local. Existem inúmeras aplicações que não estão disponíveis em certos locais do planeta, e a Google tem optado por escondê-las das pesquisas por uma questão de simplicidade.

A ideia sempre foi não enhcer a loja com apps que não conseguimos fazer download. No entanto, segundo a mais recente versão para desenvolvedores, a ideologia foi alterada.

Nesta versão, a Google começou a mostrar todas as aplicações, independentemente da sua disponibilidade nesse local. Na imagem abaixo vemos uma app (o Instagram Lite) que não está disponível nos Estados Unidos, aparecer na lista para desenvolvedores individuais.

google play store
Nesta versão para desenvolvedores vemos o Instagram Lite a aparecer na pesquisa (dos EUA), mesmo não estando disponível no país.

Esta funcionalidade ficou primeiramente disponível no mês passado, e pensou-se que seria um erro. Com a confirmação de que está de volta, é muito provavelmente uma funcionalidade que chega em definitivo.

Funcionalidade deve cingir-se às pesquisas de desenvolvedores

É bom termos em conta que esta é uma funcionalidade que deve apenas ficar disponível para desenvolvedores. Ou seja, não deves preocupar-te com a possível “poluição” que apps não disponíveis no teu país possam causar nas tuas pesquisas.

Para qualquer desenvolvedor, é importante saber que esta funcionalidade se mostra disponível tanto na versão mobile, como na versão web. Na versão mobile, esta é mais precisa já que refere que a app em questão não está disponível no país.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.