A Google fartou-se de aplicações que estão na Google Play Store e querem saber mais do que deviam. Assim sendo, a nova medida de retirar todas as aplicações da loja que solicitam pelas "chamadas" e "Sms" dos utilizadores começou.
Para que um desenvolvedor consiga ter acesso às chamadas e SMS's do utilizador terá de preencher um formulário. Esse formulário especifica a exata razão pela qual a sua aplicação necessita de tais dados. Logo depois de avaliada, a Google decide se dá os dados ou retira a aplicação do ar na Google Play Store.
Estas medidas são drásticas para desenvolvedores que necessitam do acesso a chamadas os SMS's para pequenas funcionalidades da sua aplicação.
Google Play Store termina com acesso de SMS e telefone na maior parte das aplicações
Ou seja, aplicações como o Facebook Messenger, por exemplo, necessitam de acesso às mensagens para juntar todas as SMS's num só local (se o utilizador assim quiser). Contudo, aplicações tipo "recuperação de telefone" não são tão óbvios quanto isso.
Existem aplicações que depois de perderes o telefone podes efetuar uma chamada ou mandar uma SMS para bloquear o equipamento. Ou seja, essas apps podem muito bem deixar de existir. A não ser que a Google considere que são benéficas que não há mal algum com este acesso.
Foi referido pela Google:
"A nova política foi criada para garantir que as aplicações que solicitam essas permissões precisem de acesso completo e contínuo aos dados confidenciais para realizar o caso de uso principal e que os utilizadores entendam por que esses dados são necessários para o funcionamento da aplicação. Manter o ecossistema do Android saudável é muito importante, e a proteção dos dados do usuário é vital para a saúde a longo prazo de todos os desenvolvedores."
O utilizador sairá beneficiado e isso é o mais importante
O utilizador Android ganhará com esta medida. Com esta nova restrição, o utilizador sabe que as aplicações que instala da Google Play Store só solicitarão acesso às SMS's e telefone se realmente necessitarem. Quantas vezes uma aplicação de "flash" te pediu esse tipo de acessos desnecessários?
Editores 4gnews recomendam: