Google Play Store: 8 Launchers Android grátis que tens de experimentar

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Os launchers fazem parte do mundo Android. Na Google Play Store existem milhares, assim sendo, hoje vamos dar um rápido olhar aos meus 8 launcher preferidos para a plataforma da Google.

Antes de mais nada, temos de ter em consideração que esta é uma lista pessoal. Ou seja, é baseada nos meus gostos e personalizações. Ainda assim, acredito plenamente que vás gostar de um ou outro que aqui vejas.

Vê ainda: Duo: Está aqui a nova versão com melhor qualidade (download)

Se os launcher são importantes para mim num smartphone Android, os Widgets também fazem parte disso mesmo. Um widget para o relógio e um para a temperatura são obrigatórios.

Todos estes launchers são grátis na Google Play Store

Há launchers mais simples, outros mais complexos. Por exemplo o "Lunar Launcher" é tão minimalista que não é para qualquer um. Se queres um smartphone simples de trabalhar com as aplicações que mais utilizas à mão, este é o launcher para ti.

Já o Microsoft Launcher "risca" muitas das minhas exigências. É apenas uma pena que não dê para instalar o feed do Google News. As notícias vindas do Bing estão longe de ser as mais relevantes para mim.

Lunar Launcher - Download aqui

Como referi, este é um dos launchers mais minimalistas da Google Play Store. Escolhes meia dúzia de aplicações para a página principal e o resto ficará do lado direito. Este é o launcher perfeito para todos aqueles que não querem complicações. Perfeito para pessoas que comprem um smartphone pela primeira vez.

Xiaomi Poco Launcher - Download aqui

Fiquei fascinado desde que o instalei. O Poco Launcher é simples e eficaz. Com típicos traços da MIUI, este launcher é leve e agradável. Ter a pesquisa na gaveta de aplicações é uma enorme vantagem para a quantidade der apps que tenho no meu smartphone.

Hyperion launcher - Download aqui

Mais um launcher simples que segue a ideologia do Android puro. Pequenos detalhes fazem desta aplicação um "Must have". O swipe para baixo para abrir o conteúdo das pastas é o meu preferido.

Evie Launcher - Download aqui

O Evie Launcher é outro minimalista quando abrimos a gaveta de aplicações. Tudo o resto faz-nos lembrar Android puro. Com mais de 5 milhões de instalações na Google Play Store e com 4.7 estrelas na avaliação, só mostra o quão limpo e eficaz esta aplicação é.

Phone X Launcher - Download aqui

Se queres deixar o teu Android a parecer um iPhone este é o launcher para ti. Há muitos launchers que prometem isso mesmo, contudo, este Phone X Launcher é o melhor que já me deparei. No entanto, não é perfeito. A barra inferior é grande demais para conseguir encaixar os botões de navegação. Ainda assim vale a pena instalar.

APUS Launcher - Download aqui

Este é provavelmente o mais completo de todos. Para além de nos modificar o design do software dá-nos também aplicações que facilitarão a utilização das aplicações de mensagens. Por exemplo, tens uma aplicação que te engloba todas as apps de mensagens e te deixa tudo num só local. Bem interessante.

Nova Launcher - Download aqui

Não podia terminar sem falar do Nova launcher. Este é normalmente aquele que mais perdura no meu smartphone Android. O launcher é simples, eficaz e muito personalizável. Sou um amante do Nova Launcher já há alguns anos e as atualizações bem feitas continuam-me a prender a esta aplicação.

Ainda há mais launchers Android a ter em conta?

Claro que sim. O Apolo são bons exemplos. De forma a não deixar esta lista muito extensa decidi escolher apenas os meus 8 preferidos. Tens algum deles. Sei que gostarás.

Em suma, se queres mais artigos destes deixa-te perder na nossa aba de "dicas" na 4gnews. Certamente encontrarás mais artigos que vais adorar.

Editores 4gnews recomendam:

GBoard tem uma nova funcionalidade que sempre desejámos

Huawei esconde pontuação DxOMark do Mate 20 Pro porque é muito alta

WhatsApp: Nova atualização vai trazer ‘stickers'

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.