Google Play Store: 8 Launchers Android grátis que tens de experimentar

Filipe Alves

Os launchers fazem parte do mundo Android. Na Google Play Store existem milhares, assim sendo, hoje vamos dar um rápido olhar aos meus 8 launcher preferidos para a plataforma da Google.

Antes de mais nada, temos de ter em consideração que esta é uma lista pessoal. Ou seja, é baseada nos meus gostos e personalizações. Ainda assim, acredito plenamente que vás gostar de um ou outro que aqui vejas.

Vê ainda: Duo: Está aqui a nova versão com melhor qualidade (download)

Se os launcher são importantes para mim num smartphone Android, os Widgets também fazem parte disso mesmo. Um widget para o relógio e um para a temperatura são obrigatórios.

Todos estes launchers são grátis na Google Play Store

Há launchers mais simples, outros mais complexos. Por exemplo o "Lunar Launcher" é tão minimalista que não é para qualquer um. Se queres um smartphone simples de trabalhar com as aplicações que mais utilizas à mão, este é o launcher para ti.

Já o Microsoft Launcher "risca" muitas das minhas exigências. É apenas uma pena que não dê para instalar o feed do Google News. As notícias vindas do Bing estão longe de ser as mais relevantes para mim.

Lunar Launcher - Download aqui

Como referi, este é um dos launchers mais minimalistas da Google Play Store. Escolhes meia dúzia de aplicações para a página principal e o resto ficará do lado direito. Este é o launcher perfeito para todos aqueles que não querem complicações. Perfeito para pessoas que comprem um smartphone pela primeira vez.

Xiaomi Poco Launcher - Download aqui

Fiquei fascinado desde que o instalei. O Poco Launcher é simples e eficaz. Com típicos traços da MIUI, este launcher é leve e agradável. Ter a pesquisa na gaveta de aplicações é uma enorme vantagem para a quantidade der apps que tenho no meu smartphone.

Hyperion launcher - Download aqui

Mais um launcher simples que segue a ideologia do Android puro. Pequenos detalhes fazem desta aplicação um "Must have". O swipe para baixo para abrir o conteúdo das pastas é o meu preferido.

Evie Launcher - Download aqui

O Evie Launcher é outro minimalista quando abrimos a gaveta de aplicações. Tudo o resto faz-nos lembrar Android puro. Com mais de 5 milhões de instalações na Google Play Store e com 4.7 estrelas na avaliação, só mostra o quão limpo e eficaz esta aplicação é.

Phone X Launcher - Download aqui

Se queres deixar o teu Android a parecer um iPhone este é o launcher para ti. Há muitos launchers que prometem isso mesmo, contudo, este Phone X Launcher é o melhor que já me deparei. No entanto, não é perfeito. A barra inferior é grande demais para conseguir encaixar os botões de navegação. Ainda assim vale a pena instalar.

APUS Launcher - Download aqui

Este é provavelmente o mais completo de todos. Para além de nos modificar o design do software dá-nos também aplicações que facilitarão a utilização das aplicações de mensagens. Por exemplo, tens uma aplicação que te engloba todas as apps de mensagens e te deixa tudo num só local. Bem interessante.

Nova Launcher - Download aqui

Não podia terminar sem falar do Nova launcher. Este é normalmente aquele que mais perdura no meu smartphone Android. O launcher é simples, eficaz e muito personalizável. Sou um amante do Nova Launcher já há alguns anos e as atualizações bem feitas continuam-me a prender a esta aplicação.

Ainda há mais launchers Android a ter em conta?

Claro que sim. O Apolo são bons exemplos. De forma a não deixar esta lista muito extensa decidi escolher apenas os meus 8 preferidos. Tens algum deles. Sei que gostarás.

Em suma, se queres mais artigos destes deixa-te perder na nossa aba de "dicas" na 4gnews. Certamente encontrarás mais artigos que vais adorar.

Editores 4gnews recomendam:

GBoard tem uma nova funcionalidade que sempre desejámos

Huawei esconde pontuação DxOMark do Mate 20 Pro porque é muito alta

WhatsApp: Nova atualização vai trazer ‘stickers'

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.